Sempre que temos um Fla x Flu em decisão, surgem as polêmicas de quem ganhou mais títulos em cima do rival e que, como dizem os tricolores: “ganhar Fla x Flu é normal”. Mas o que diz a história deste clássico, nascido 40 minutos antes do nada?
A polêmica se reacendeu após uma postagem do perfil oficial do Cariocão que colocou a disputa em finais empatada em 6×6. Perfis tricolores protestam por deixar de fora os anos de 1919, 1969 e 1983, e que pela contagem pelos lados das Laranjeiras estaria em 9×6.
Leia mais: Titular do Fluminense tem lesão confirmada e pode perder a final do Carioca
Primeiro vamos saber o que é uma final de campeonato. Uma final de campeonato só ocorrem no sistema eliminatório, onde você define uma primeira fase, eliminando equipes até que apenas duas permaneçam e faça a chamada final.
A Copa do Brasil é um exemplo disso, assim como no futebol americano com a decisão chamada de Superbowl. Como exemplo do que é uma final, na Copa do Mundo de 1950, a partida entre Brasil x Uruguai não era a final da Copa, mas uma partida de um quadrangular final daquela disputa, tanto que no mesmo horário de Brasil x Uruguai, Suécia x Espanha jogavam no Pacaembu. Porém apenas Brasil e Uruguai tinha chances de título ao final daquele quadrangular.
Dito isso, vamos então verificar os anos que o perfil do Cariocão colocou como “finais”, e também os anos reclamados pelos tricolores:
1919 – A disputa se deu em pontos corridos, Flamengo e Fluminense se enfrentaram na penúltima rodada do campeonato. Apenas o Flu tinha chances reais de títulos, uma vez que o Flamengo teria que vencer esse jogo, vencer a última rodada e torcer para o Flu não pontuar. Convenhamos que isso não é uma final de campeonato.
1936 – Ano em que haviam duas ligas organizando a competição, na competição que havia Flamengo e Fluminense, a disputa era em pontos corridos, mas como a dupla chegou empatado em número de pontos, houve então uma disputa em melhor de três jogos para definir o campeão, e o Flu levou a taça. Aqui sim se considera uma final de campeonato. Então 1×0 Flu.
1941 – Mais um ano que a fórmula de disputa se deu através de pontos corridos, Não havia final programada, mas como Flamengo e Fluminense chegaram na rodada final jogando pelo título entre sim fizeram uma decisão direta pelo título em um Fla-Flu, mas pela fórmula de disputa, não era uma final. Este é o famoso Fla-Flu da Lagoa.
Confira também: Fla x Flu: saiba quando é a final do Campeonato Carioca 2023
1963 – Mais uma vez a disputa se deu em pontos corridos em dois turnos. A partida que garantiu o título ao Flamengo foi exatamente contra o Fluminense, e terminou em 0x0, uma vez que o Fla tinha mais pontos. Um público pagante de mais de 197 mil pessoas no Maracanã, mas não era uma final.
1969 – Outro campeonato disputado em pontos corridos, a partida que deu o título ao Flu foi contra o Flamengo, que tinha chances de título também, e apesar de ter decidido o campeonato, não era uma final.
1972 – Um campeonato que teve três turnos, isso mesmo, três. E o campeonato se deu através de um triangular com Flamengo, Fluminense e Vasco. O jogo que garantiu o título para o Mais Querido foi contra o Flu, mas não era uma final de campeonato.
1983 – Assim como em 1972, um triangular decidiria a competição entre Bangu, Flamengo e Fluminense. A última partida deste campeonato foi entre Flamengo x Bangu, que caso vencesse o Fla, seria campeão, mas acabou derrotado e o Flu levantou a taça.
1984 – Mais uma vez o campeonato foi decidido com três times, Flamengo, Fluminense e Vasco. Deu Flu. Onde está a final?
1991- Final seria disputada pelo campeão da Taça Guanabara e pelo campeão da Taça Rio, Flamengo e Fluminense fizeram a final e título para o Flamengo. 1×1 em Finais.
Não deixe de ler: Após vitória contra o Fluminense, Flamengo atinge marca histórica no futebol brasileiro
1995 – Ano do Centenário do Flamengo e um título decidido por um octogonal. Oito times entraram na fase final para uma disputa de pontos corridos. Deu Flu, mas não era a final do campeonato.
2017 – Um campeonato que eu não me arrisco a contar o regulamento, mas que tivemos semifinais e final. Na final, Flamengo e Fluminense disputaram a taça, vitória do Mengão na final. 2×1 Flamengo em Finais.
2020 – Mais uma vez tivemos uma final, a grande decisão entre Flamengo e Fluminense, e deu Mengão. 3×1 em Finais.
2021 – Se repetiu a história e a dupla decidiu o campeonato mais uma vez. Deu Flamengo. 4×1 em Finais.
2022 – Mesma fórmula de disputa e mesmos times, desta vez deu Flu. 4×2 Flamengo em finais.
Portanto, este ano, o Fluminense pode apenas diminuir sua desvantagem em verdadeiras finais de campeonato, e não desempatar como afirma o perfil do Cariocão, ou aumentar como sonham os tricolores. Uma mentira contada várias vezes acaba se tornando verdade, e como gostam de uma historinha o lado de lá.
Marcelo Neves é cronista do MRN e comentarista da Rádio Metrópole FM, de Cuiabá. Siga no Twitter: @MarceloHPNeves
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã