A torcida do Flamengo voltou a reclamar de um tema que já a incomoda há bastante tempo: rivais tentando se apropriar de termos históricos rubro-negros. Após o Santos se referir a sua camisa como “Manto Sagrado” neste domingo (21), torcedores do Mengão foram às redes reforçar que é um termo flamenguista, assim Nação e Mais Querido, constantemente usados em vão por outras torcidas.
O Santos foi apenas um dos clubes, torcedores ou até membros da imprensa que tentam utilizar a nomenclatura rubro-negra como sua. O time paulista chamou a camisa de ‘Manto Sagrado’ ao mandar recado para espanhol Lamine Yamal, que publicou foto com a camisa da equipe paulista.
➕ Conheça Vinícius Bergantin, novo auxiliar de Tite no Flamengo
O jornalista Otelo Caçador chamou a camisa do Flamengo de Manto Sagrado pela primeira vez em 1953, e o termo desde então é utilizado para se referir ao uniforme rubro-negro. O apelido, no entanto, passou a ser utilizado posteriormente por torcedores de outros clubes, que tentam se apropriar do nome ao minimizarem a importância na história rubro-negra.
Os torcedores do Flamengo não se referem ao Manto como “Armadura”, por exemplo, forma que historicamente a torcida do Fluminense apelida seus uniformes. No entanto, em uma tentativa falha de descaracterizar o Mengão e tentar se aproximar minimamente do sucesso nacional do clube, rivais utilizam-se deste e outros termos.
É comum clubes e jornalistas se referirem aos torcedores de outros clubes como “Nação”. Mas é sabido que há uma Nação no futebol brasileiro, que é a torcida formada pelos 50 milhões de apaixonados pelo Flamengo. Outras torcidas não são chamadas de “Fiel” além da do Corinthians, mas com o Fla existe movimento de menosprezar a importância dos termos que fazem parte da construção da cultura da torcida e do clube.
Por fim, a Rede Globo foi além e registrou o nome “O Mais Querido” no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Termo usado para se referir ao Flamengo pela primeira vez em 1927, quando o ‘Jornal do Brasil’ promoveu concurso para descobrir o clube mais popular. Ainda que pesquisa fosse apenas no Rio, a nomenclatura passou a ser utilizada para o Rubro-Negro desde então.
A atitude da emissora deve influenciar inclusive no marketing rubro-negro, já que o time precisará mudar o termo. Segundo o portal “UOL”, o clube tenta registrar o nome “O Mais Querido do Mundo”. Apesar disso, o MRN apurou que a comunicação do Flamengo ainda não recebeu direcionamento para deixar de utilizar o termo em suas publicações.
Comentários de torcedores do Flamengo
Confira abaixo algumas reclamações feitas por rubro-negros nas redes sociais sobre os rivais se apropriando dos termos históricos do clube:
“Manto Sagrado” kkkkkkkkkkkk . Só existe um e ele é o do Flamengo. O resto é tentativa de cópia”, @MusicasFlamengo
“Só acham isso bonito se for contra o Flamengo mesmo. Pega essa situação contra qualquer outro clube e vai chover torcedor se dizendo imparcial pra criticar junto”, @joaohl1000
“É cada “argumento” que só a misericórdia. É um falando que o Flamengo não pode “se apropriar de uma palavra” (?), outro falando que já usam os termos há bastante tempo (o que não muda em nada o fato de quem os criou), pra serem burros tem que melhorar muito ainda”, @CostanzaCRF
“Isso me incomoda MUITO mas infelizmente TODO time usa nossos termos. Eu achava que era pra provocar mas não: eles fazem “involuntariamente” pq nós somos a referência, nós fazemos a moda, nós ditamos o jogo. Tudo que fazemos gera força beleza e engajamento, assim, os demais tentam”, @SOSFutebolBra
“Exatamente isso!! Falo disso faz tempo também!! Da falta de criatividade, da imitação barata que denota somente inveja, criem!! Façam diferente!! O Flamengo não usa absolutamente NADA que designe outro clube!!!”, @Matrix1__
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã