Grupos de oposição à atual diretoria do Flamengo conseguiram uma importante vitória nesta sexta-feira (23), mas a luta continua. No Twitter, os Grupos Flamengo Sem Fronteiras, Flamengo Maior e SóFla anunciaram que o projeto de emenda ao estatuto do clube para derrubar o limite de 1000 associados Off-Rio avançou no Conselho Deliberativo.
Em anúncio conjunto, os grupos afirmaram que: “A luta a favor dos Off-Rio não acabou. Vamos derrubar, no conselho, a limitação da categoria. É o primeiro passo para a verdadeira valorização do torcedor que não reside no Rio de Janeiro. Temos muito a fazer. Vamos em frente! O Flamengo não tem fronteiras!”
Leia Mais: Com Vidal e Pulgar titulares, Chile perde amistoso para Marrocos
A postagem trazia também uma imagem com um texto explicando o que aconteceu hoje na reunião do Conselho Deliberativo do Flamengo. Leia.
A imagem traz a mensagem: “Após a mobilização conjunta dos grupos Flamengo Maior, SóFla e Flamengo sem Fronteiras e de sócios independentes, por meio da campanha “Mil são vocês, nós somos milhões”, a nossa proposta de emenda para a derrubada do teto numérico aos sócios contribuintes off-Rio avançou no Conselho Deliberativo do Flamengo. A proposta que derrua o limite de 1000 sócios contribuintes off-Rio já está aberta para contribuições dos conselheiros, via edital. O passo seguinte é a votação da proposta de emenda. Seguimos Atentos”
Flamengo limitou sócios off-Rio no início de 2022
O Conselho Deliberativo do Flamengo decidiu limitar a quantidade de sócios que residem fora da região metropolitana do Rio de Janeiro em maio deste ano, mas a decisão causou grande polêmica. No momento, apenas 100 títulos de sócios off-Rio podem ser emitidos ao mesmo tempo, mas o numero atual é de pouco mais de 300. A alegação dos que apoiaram a medida é de que se poderia perder o controle do clube para pessoas estranhas ao convívio.
Nos dias e semanas após a votação que impôs o limite o clima político no clube ficou pesado, pois a repercussão negativa foi generalizada. Até membros da diretoria vieram a público dizer que eram contra a medida. Imediatamente após a aprovação do limite, houve protestos em jogos dos times de futebol e basquete, mas também em eventos sociais no clube.
Antes de limitar o número de sócios off-Rio, o Flamengo já havia aprovado aumento significativo do valor da mensalidade desta modalidade de sócio. Em agosto de 2020, o Conselho Deliberativo autorizou a majoração em 165%, pois passou de R$ 64 para R$170.