As discussões para a criação da nova liga de clubes do futebol brasileiro seguem acontecendo. Enquanto os times competem em campo, os dirigentes do Flamengo e dos outros 39 clubes das séries A e B debatem cada detalhe para a formação de uma nova entidade que vai organizar e administrar os campeonatos da elite do futebol brasileiro.
Nos últimos dias, uma das questões mais nevrálgicas de todo o processo entrou em discussão: a divisão dos direitos de TV. Flamengo, Corinthians e demais clubes de São Paulo estão de um lado enquanto um grupo de clubes de outros estados se formou para negociar a questão.
Leia Mais: Flamengo aguarda confirmação da CBF para iniciar venda de clássico em Brasília
Athletico-PR, Atlético-MG e Fortaleza buscam o apoio de outras agremiações para ter um peso maior nos debates. Eles reivindicam que a divisão das cotas de direito de TV seja mais igualitária. O grupo dos clubes com mais torcida defendem a manutenção do modelo atual, que separa os clubes por tamanho de torcida, assim como desempenho em campo.
Flamengo e Corinthians se aproximaram nos bastidores
Segundo matéria dos jornalistas Raisa Simplício, Raul Moura e Thiago Fernandes, no Portal Goal, Flamengo e Corinthians se aproximaram nos bastidores para defender a mesma posição e manter uma fatia maior dos direitos.
Ainda segundo o Portal Goal, Flamengo e os cinco clubes de São Paulo (Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Santos e Red Bull Bragantino) devem anunciar na manhã desta terça-feira (02) o lançamento da nova liga. Os fundadores dizem que desejam a adesão dos demais clubes, mas sem a mudança do sistema de divisão das cotas de TV.
Divisões atrasam avanço da Liga
Quase um ano depois dos clubes terem anunciado à CBF que formariam uma liga para gerir as duas divisões principais do futebol brasileiro, as conversas avançaram pouco. Atualmente, três grupos mostraram interesse em investir na nova Liga: Codajas Sports Kapital (associada ao BTG), LiveMode com a 1190 e La Liga com XP Investimentos. No dia 15 de março, os clubes ouviram a proposta do grupo formado por La Liga e XP. Ainda não houve acordo sobre qual grupo vai ser parceiro dos clubes na nova liga.