No próximo domingo (17), o Flamengo irá realizar o primeiro jogo das finais da Copa do Brasil contra o São Paulo. Restando uma semana para o início da decisão, líderes das torcidas Autistas Rubro-Negros e Sou Tricolor Autista se encontraram em frente ao Morumbi.
Fundadores das torcidas, Rôsangela Barbosa foi a representante da Sou Tricolor Autista, e Marcos Felipe Leal representou a Autistas Rubro-Negros. Ambos decidiram criar as organizadas em funções de seus filhos. Hoje, auxiliam na inclusão e experiência de milhares de pessoas autistas de irem ao estádio e aproveitarem o clube de coração.
Leia mais: Com recorde de público e título, Corinthians expõe abismo para Flamengo no futebol feminino
O encontro foi justamente com este objetivo: promover paz nos estádios e defender que pessoas com deficiência tenham dignidade e conforto em jogos de futebol. Para ilustrar o combate à violência, aliás, os dois trocaram as camisas das torcidas e postaram a foto nas redes sociais.
“A algumas horas de uma grande final, nós do movimento Sou Tricolor Autista, tivemos a oportunidade de encontrar a torcida inclusiva do Rubro-Negro. O intuito de levantarmos a bandeira da torcida adversária foi demonstrar que, mesmo dentre nossas diferenças, temos que promover a cultura de paz nos estádios”, publicou Rôsangela.
Marcos Felipe também pediu paz nos estádios brasileiros e o fim das brigas entre torcedores rivais. Além disso, o fundador da Autistas Rubro-Negros revelou encontros com líderes de outras torcidas inclusivas e se manifestou contra torcida única no país.
“Essa questão da torcida única, por exemplo, é sem sentido. A gente quer tentar promover isso de que é possível de ir para os estádios sendo autista, cadeirante ou com qualquer. E, mesmo torcendo por times diferentes, poder assistir a um jogo numa boa, com paz. É possível se divertir, brincar e zoar sem violência. Isso é possível, e essa mensagem que queremos passar através desse encontro”, disse Marcos Felipe.
A torcida Autistas Rubro-Negros tem as bençãos de Zico
Maior ídolo da história do Flamengo, Zico nunca deixaria de apoiar uma causa tão importante como inclusão nos estádios. No início de 2023, o Galinho posou para fotos com a camisa da torcida. Nas redes sociais, os torcedores se mostraram muito felizes ao compartilhar o momento. Confira:
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã