Nesta segunda-feira (27), o Flamengo conhece seus primeiros adversários na Libertadores. A Conmebol realizará um sorteio, a partir das 21h, definindo os grupos da Glória Eterna 2023.
Atual campeão da Copa, o Mais Querido está no pote 1, ao lado de River Plate, Palmeiras, Boca Juniors, Nacional, Athletico-PR, Del Valle e Olímpia. O Fla é um dos cabeças de chave.
Leia mais: Libertadores começa com sorteio; saiba tudo sobre competição
Sendo assim, para entrar de vez no clima da competição mais importante do continente, o MRN mapeou os últimos 5 grupos do Mengão em Libertadores. O aproveitamento do Rubro-Negro nesta fase da competição é impressionante: nas últimas 5 edições, o Flamengo ficou em 1º lugar no seu grupo por 4 vezes.
2018: River Plate, Santa Fé e Emelec
Na edição de 2018, o Mengo caiu no Grupo D, ao lado de um time argentino, um colombiano e um equatoriano. Foram 6 jogos realizados, com 2 vitórias, 4 empates e nenhuma derrota. Com isso, o Rubro-Negro se classificou para o mata-mata em 2º lugar do seu grupo, com uma diferença de 2 pontos para o líder River Plate.
No entanto, o Mais Querido não avançou mais na competição. Isso porque, logo nas oitavas de final, o Flamengo foi eliminado pelo Cruzeiro, com o placar de 2 a 1 no agregado.
2019: LDU, Peñarol e San José
Em 2019, o Mais Querido ficou novamente no Grupo D. Desta vez, um time do Equador, outro do Uruguai e um da Bolívia duelavam pela classificação. Nos 6 jogos, o Fla venceu 3, empatou 1 e perdeu dois. Com este resultado, o Rubro-Negro encaminhou o 1º lugar do grupo, com o mesmo número de pontos do vice, LDU. A princípio, o saldo de gols colocou o Fla na frente.
Diferente do ano anterior, o time da Gávea teve final feliz na Libertadores. Após 38 anos sem conquistar a Glória Eterna, o Mengão levantou o troféu de campeão, depois de um duelo emocionante contra o River Plate na final.
2020: Del Valle, Junior Barranquilla e Barcelona
Chegando como campeão, o Flamengo ficou no Grupo A da Libertadores 2020. Os outros integrantes do grupo eram: Indenpendiente del Valle (Equador), Barcelona de Guayaquil (Equador) e Junior Barranquilla (Colômbia). Com apenas 1 derrota e 5 vitórias, o Mais Querido liderou seu grupo com folga, e estava mais uma vez no mata-mata da Liberta.
Porém, uma queda precoce ocorreu logo nas oitavas. Contra o Racing, o Mengão foi eliminado na disputa de pênaltis, que ocorreu com os portões fechados do Maracanã, devido à pandemia. Dessa maneira, sob comando de Rogério Ceni, o Fla perdeu 2 pênaltis, enquanto o time argentino não desperdiçou nenhum, garantindo assim, a classificação para as quartas.
2021: Vélez, LDU e Unión La Calera
Tentando se recuperar na Libertadores, após cair cedo na última edição, o Flamengo figurou no grupo G. Junto ao Vélez Sarsfield (Argentina), LDU (Equador) e Unión La Calera (Chile), o Mengo conseguiu, mais uma vez, ser líder do seu grupo. A campanha da fase de grupos não empolgou, mas foi efetiva: com 3 vitórias e 3 empates, o Fla estava nas oitavas da Liberadores.
Porém, no mata-mata, o Mengão cresceu. Eliminou Defensa y Justicia, Olímpia e Barcelona de Guayaquil com goleadas, até chegar na finalíssima, contra o Palmeiras. No entanto, o Flamengo bateu na trave e ficou com o vice da Glória Eterna em 2021.
2022: Talleres, U. Católica e Sporting Cristal
E por fim, a última edição que terminou com título Rubro-Negro. Começando mais uma trajetória pela taça mais cobiçada da América, o Fla conheceu seus adversários do Grupo H. Com times da Argentina, Chile e Peru, o Brasil levou a melhor mais uma vez: com aproveitamento impressionante de 5 vitórias e 1 derrota e líder disparado do grupo, o Mais Querido estava na próxima fase da Glória Eterna.
E assim, pelo segundo ano consecutivo, o Flamengo chegou na final. No caminho, derrotou Tolima, Corinthians e Vélez Sarsfield, e assim, duelou na grande decisão contra o Athletico-PR. Em mais uma final brasileira, o Mengão levou a melhor, e se consagrou tricampeão da Libertadores 2023.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã