O Flamengo recebe o Sporting Cristal, do Perú, às 21:30 desta terça-feira (24), no Maracanã. A partida é válida pela última rodada do Grupo H da Copa Libertadores da América. O Rubro-Negro já garantiu o primeiro lugar no grupo e a presença no pote 1 do sorteio das oitavas de final. O SBT e a ESPN transmitem a partida.
O sorteio dos confrontos das oitavas de final acontece na sexta-feira (27), às 13h. Os 16 clubes classificados serão divididos em dois potes com oitos clubes cada. O pote um terá os oito primeiros colocados de cada grupo da fase inicial e o pote dois terá os oito segundo colocados.
Leia Mais: Com moral! Pedro vence votação no perfil da Libertadores e agita web
Preste atenção ao andamento do sorteio
Nos cruzamentos, cada primeiro colocado enfrentará um segundo colocado com a vantagem de fazer o segundo jogo em casa. Mais importante que isso é o momento do sorteio que cada confronto será definido. É justamente essa ordem que definirá o caminho de cada time até uma possível final. Entenda.
Os oito confrontos das oitavas de final serão nomeados com as letras : A, B, C, D, E, F, G, H. O confronto A será o 1º a ser sorteado e assim por diante até o confronto H. Segundo o regulamento da Conmebol, após o sorteio, o chaveamento para as quartas de final será o seguinte.
Quartas de Final
Segundo a tabela, nas quartas de final, o vencedor do confronto A (1º sorteado), enfrentará o vencedor do confronto H ( 8º sorteado). Esse confronto nas quartas de final será nomeado S1.
Do mesmo lado da chave, o vencedor do confronto D (4º sorteado) enfrentará o vencedor do confronto E (5º sorteado). Esse confronto nas quartas de final receberá o nome S4.
Do outro lado da chave, o vencedor do confronto B (2º sorteado) enfrentará o vencedor do confronto G (7º sorteado). Esse confronto nas quartas de final será nomeado S2.
Da mesma forma, o vencedor do confronto C (3º sorteado) enfrentará o vencedor do confronto F (6º sorteado). Esse confronto nas quartas de final será nomeado S3.
Semifinais
Já nas semifinais, O vencedor do confronto S1 enfrentará o vencedor do confronto S4. O vencedor desse confronto receberá a denominação F1.
Do outro lado da chave, o vencedor do confronto S2 enfrentará o vencedor do confronto S3. O vencedor desse confronto receberá a denominação F2.
F1 e F2 se enfrentarão na grande final, dia 29 de outubro, em Guayaquil, Equador.
Como o Flamengo pode escapar das pedreiras?
Para escapar das pedreiras, o Flamengo precisa ter a sorte de estar do lado oposto de Palmeiras, Atlético-MG e River Plate. Para isso, os três rivais deverão estar do mesmo lado da chave. Ou seja, devem estar nos confrontos A, H, D ou E enquanto o Flamengo deve estar nos confrontos B, G, C ou F. ou vice versa.
Olhando para trás, foi exatamente isso que aconteceu em 2021. Enquanto Palmeiras, Atlético-MG, Boca e River ficaram de um lado da chave, o Flamengo ficou do outro lado e enfrentou Defensa y Justícia, Olímpia e Barcelona de Guayaquil até chegar à final. Agora é torcer.