Cria da base do Flamengo, o zagueiro Léo Duarte está na lista do Grêmio desde o início do ano. De acordo com o portal ‘Grêmio TimeLine’, o defensor que atualmente defende o Istambul Basaksehir, da Turquia, agrada ao técnico Renato Gaúcho. O contrato de Léo com o clube da Turquia se encerra apenas em junho de 2026. Anteriormente, Duarte estava no Milan, da Itália.
A transação entre o Istambul Basaksehir e o gigante italiano acabou saindo por 2,5 milhões de euros, cerca de R$ 13,59 milhões na cotação da época. Dessa forma, por ter formado Léo Duarte no Ninho do Urubu, o Mais Querido recebeu uma porcentagem da operação. Conforme informado pela Fifa, 3% da quantia necessitava ser destinada ao Flamengo. Ou seja, um montante que chegaria na casa dos R$ 290 mil.
Leia também: Flamengo vence ação milionária que ex-atleta moveu contra clube
Atualmente, Renato segue com Pedro Geromel e Kannemann no elenco, mas os titulares da equipe de Luis Suarez costumam ser Bruno Uvini e Bruno Alves no setor. Com essas opções, o Grêmio conseguiu ser campeão gaúcho diante do Caxias e eliminando o Ypiranga na semifinal.
Léo Duarte agradou a torcida do Flamengo
Campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2016, sendo capitão, Léo foi alçado aos profissionais do Flamengo no mesmo ano. Entretanto, só teve oportunidades em sequência, virando até titular, dois anos depois, em 2018. Sob o comando de Maurício Barbieri, Duarte fez dupla de zaga com o experiente Réver.
Dessa forma, se manteve no time titular até junho de 2019, no início do trabalho de Jorge Jesus. Por isso, Léo acabou fazendo parte de boa parte do ano mágico do Mengão, que conquistou a Libertadores e o Brasileirão. Além disso, vestiu o Manto Sagrado em 94 partidas, anotando dois gols.