O Flamengo perdeu para o Juventude por 2 a 1, nesta quarta (26), no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, pela 12ª rodada do Brasileirão 2024. Os gols foram marcados por Pedro, Lucas Barbosa e Mandaca. Com o resultado, o Rubro-Negro ficou com 24 pontos e pode perder a liderança se o Palmeiras vencer na rodada. O Fla não vence em Caxias do Sul desde 1997. O time volta a campo neste domingo (30), às 18h30, no Maracanã, contra o Cruzeiro.
Com Victor Hugo de ponta-esquerda e Léo Ortiz de novo improvisado de primeiro volante, o Flamengo entrou em campo no quinto jogo com os desfalques da Copa América sendo cauteloso. O time de Tite deixou o Juventude ficar com a bola nos primeiro minutos, até identificar as fraquezas do time gaúcho.
➕Agente de Gabigol nega sondagem do Palmeiras
Foram precisos quase 20 minutos para que o Flamengo chegasse ao gol. Luiz Araújo, mais uma vez fazendo boa partida, subiu ao ataque e da quina direita da área achou um cruzamento perfeito para Pedro, atrás do goleiro. O Camisa 9 marcou o seu quinto gol no Brasileirão, o segundo de peito. 1 a 0.
O problema é que jogos em Caxias do Sul raramente são jogos fáceis. O frio, o campo apertado, a torcida próxima tornam o ambiente bastante hostil. Aos 26, Lucas Barbosa cabeceou uma bola em cobrança de falta da direita do veterano Nenê. Venceu a zaga do Flamengo e empatou o jogo. 1 a 1.
O Juventude seguiu levando perigo em bolas paradas. Aos 31, Rossi evitou a virada gaúcha ao defender cabeçada de Lucas Barbosa na segunda trave em nova cobrança de falta de Nenê. Até o final do jogo, o time gaúcho seguiu explorando o lado direito, em cima de Ayrton Lucas, que não fez um bom primeiro tempo.
Aos 45, Lorran quase marcou em cabeçada na entrada da pequena área, mas Mateus Claus jogou para escanteio. Aos 47, Erick Farias emendou bola dentro da área e Rossi salvou de novo, jogando para escanteio. Na saída para o vestiário, Fabrício Bruno disse que o time não pode cometer falhas como a do gol do Juventude.
Cansaço derruba Flamengo no 2º tempo em Caxias
O Flamengo voltou para o segundo tempo com Allan no lugar de Lorran. Com isso, o meio-campo ficou com Allan, Léo Ortiz e Gerson. Mesmo assim, o time não conseguiu controlar o jogo. O Juventude foi na cara do gol com Erick Farias. Rossi fez milagre na cabeçada
Na frente, Pedro seguiu fazendo a diferença. Aos 20, deu balão no zagueiro e cruzou para Luiz Araújo desperdiçar. Tite colocou Gabigol no lugar de Victor Hugo um pouco antes, revisitando a dupla de ataque com Pedro, que deu muito certo em 2022.
Melhor do Flamengo em campo, Rossi salvou o time de novo aos 30 minutos. O goleiro defendeu no susto chute de dentro da pequena área. Na sequência, o time gaúcho pediu pênalti, mas o VAR disse que a bola no braço de Léo Pereira foi involuntária. Aos 39, novo milagre em finalização de Lucas Barbosa.
Tite fez as últimas substituições do jogo aos 40, colocando Evertton Araújo, David Luiz e Carlinhos nos lugares de Léo Ortiz, Gerson e Pedro. Infelizmente, no escanteio logo a seguir à defesa milagrosa de Rossi, Mandaca escorou para o gol após desvio no primeiro pau. 2 a 1.
Aos 43, Ayrton Lucas invadiu a área pela esquerda e bateu forte. Mateus Claus desviou para escanteio. Na cobrança, Ayrton cabeceou para o gol, e Claus evitou o gol de novo. O jogo foi até os 50, mas dessa vez o Flamengo não achou o seu gol salvador e volta de Caxias sem quebrar o tabu de não vencer o Juventude no Jaconi desde 1997.
Siga o MRN no Twitter e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã