A justiça do Rio de Janeiro notificou o Flamengo a responder questionamentos de um grupo ativista LGBTQIA+ sobre o não uso do número 24 nas camisas dos jogadores inscritos na Copa São Paulo de 2022. A informação é do Blog da Gabriela Moreira, no Ge.Globo.
Segundo Gabriela Moreira, o Grupo Arco-Íris pediu judicialmente que o Flamengo responda a seis perguntas sobre o tema. A Juíza Simone Gastesi Chevrand, da 25ª Vara Cível do Rio de Janeiro, despachou a notificação no último dia 21 de Março.
Leia Mais: Comentarista aponta adversários perigosos para o Flamengo na Libertadores
O Grupo Arco íris enviou as seguintes perguntas:
– A não inclusão do número 24 no uniforme oficial na Copa São Paulo de Juniores de 2022 constitui uma política deliberada da interpelada?
– Em caso negativo, qual o motivo da não inclusão do número 24 no uniforme oficial da interpelada na mencionada competição?
– Qual o departamento dentro da interpelada, que é responsável pela deliberação dos números do uniforme do Clube?
– Quais as pessoas e funcionários (nomes e identificação) da Interpelada, que integram este departamento que delibera sobre a definição de números no uniforme oficial?
– Existe alguma orientação da FEDERAÇÃO PAULISTA DE FUTEBOL, CBF, CONMEBOL ou FIFA sobre o registro de jogadores com o número 24 na camisa?
– A Interpelada possui algum programa de salvaguarda e enfrentamento à discriminação contra a comunidade LGBTQIA+ na sua estrutura funcional?
Flamengo informou que já respondeu ao STJD
Questionado pelo Blog da Gabriela Moreira, o Flamengo informou que não responderá à notificação, pois já respondeu a questionamento semelhante do Superior Tribunal de Justiça Desportiva.
Leia abaixo a resposta do Rubro-Negro:
“É inegável a atuação do Flamengo na promoção da isonomia, conforme comprovam diversas ações do clube promovidas contra o preconceito. O atacante do Flamengo Gabriel Barbosa usou a camisa 24 na final da taça Guanabara de 2020. O número 24 é normalmente utilizado por atletas do Flamengo forme comprova a lista de inscritos da Copa libertadores 2021. O jogador titular do Flamengo, Pablo Mari, usou a camisa 24 na conquista da Copa libertadores e do campeonato Brasileiro em 2019”, informou o clube no processo do TJD-SP, acrescentando que:
“O Flamengo esclarece que é uma entidade comprometida com a causa da igualdade e repudia qualquer forma de intolerância ou prática de tratamento discriminatório”.