Parece que a pressão interna do Atlético-MG nos bastidores vem surtindo efeito. A CBF escalou o árbitro Wilton Pereira Sampaio para apitar o jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil entre Flamengo e Atlético. Ele é da Federação Goiana de Futebol, e é árbitro FIFA aos 40 anos. Mas os torcedores do Flamengo não guardam boas lembranças suas.
Além de erros capitais contra o Rubro-Negro, ainda há os números. O Flamengo deve se atentar ao jeito de apitar do juiz, que é um dos que mais marcam faltas. Precisando reverter o placar negativo de 2 a 1 construído pelo Atlético-MG no jogo de ida, um juiz que paralisa bastante os jogos naturalmente beneficia o time que não quer jogo. O Mengão precisa de bola rolando para reverter o placar, e os mineiros devem gastar todo o tempo que puderem para avançar de fase.
Leia mais: Membros de grupo apoiador de Landim emitem nota criticando a gestão do Departamento de Futebol do Flamengo
No Brasileirão 2022, em 11 jogos apitados, Wilton Pereira Sampaio tem média de 27,4 faltas por jogo. Na competição, é apenas o sétimo na média entre os árbitros que mais apitam, mas o histórico do juiz é grande no quesito. No Brasileirão 2020, por exemplo, Wilton foi o árbitro que mais marcou faltas no Campeonato Brasileiro: 528.
Erros prejudiciais ao Flamengo de Wilton Pereira Sampaio levaram a ofício enviado pelo clube para a CBF
Uma das polêmicas que marcou o rubro-negro envolvendo o juiz foi no jogo contra o Internacional, no Beira-Rio, em na rodada 18 do Brasileirão 2020. Os times empataram em 2 a 2, mas a atuação do árbitro pode ter interferido no placar. O questionamento se dava por conta de dois pênaltis não marcados a favor do Flamengo. As decisões foram revisadas pelo VAR, mas o juiz manteve o que pensou dentro de campo.
Em um dos lances, Patrick toca com o braço na bola dentro da área, enquanto no outro lance polêmico, Pedro foi empurrado e caiu, sendo impossibilitado de concluir a jogada aérea e novamente a penalidade não foi marcada.
As polêmicas levaram a uma revolta na cúpula flamenguista, que enviou um ofício para a CBF para reclamar dos erros contro o Mengo.
Neste ano, Wilton Pereira Sampaio apitou apenas duas partidas do Mengão. O Flamengo não venceu nenhuma: o 0 a 0 com o Palmeiras no Maracanã e a derrota por 1 a 0 para o Red Bull Bragantino no último jogo de Paulo Sousa pelo Mengo antes da queda.
Wilton apitou as ultimas três eliminações do Rubro-Negro na Copa do Brasil
Outra curiosidade sobre o árbitro da partida é que ele pode apitar a quarta eliminação seguida do Flamengo na competição caso o Rubro-Negro não consiga o revés. A primeira foi em 2019. Flamengo e Athletico-PR empataram em 1 a 1 no tempo normal. Nos pênaltis, o Mengão acabou eliminado pelos paranaenses nas quartas de final.
Em 2020 foi a vez do São Paulo eliminar o Flamengo nas quartas de final. Jogando fora de casa, o Mengo já precisava reverter a derrota por 2 a 1 do jogo de ida, mas acabou perdendo por 3 a 0 e não passou perto das chances de classificação para a semifinal.
No ano passado, o clube voltou a cair para o Athletico no Maracanã. No Paraná, o jogo foi 2 a 2, mas no Maracanã, o Flamengo perdeu por 3 a 0. Desta foi foi na fase semifinal, e o Rubro-Negro perdeu a chance de disputar a final contra o próprio Atlético-MG, que acabou campeão. Todas as três partidas de volta em que o Mengão acabou eliminado foram apitadas pelo árbitro Wilton Pereira Sampaio.