A Ferj definiu a equipe de arbitragem para o jogo entre Flamengo e Nova Iguaçu e escolheu justamente um árbitro com histórico ruim com o Mais Querido. Isso porque o juiz Alexandre Vargas já foi destaque negativo em dois Fla-Flu, prejudicando o clube dentro dos dois clássico que aconteceram pelo Cariocão, em 2021 e 2022.
A última vez que Alexandre Vargas apitou um jogo do Flamengo foi no clássico contra o Fluminense no dia 6 de maio de 2022. O Mengão saiu derrotado por 1 a 0 e teceu críticas ao juiz do jogo. As principais reclamações se davam por conta da falta de controle diante dos jogadores do Fluminense, que para os flamenguistas, mandavam no jogo, principalmente Fred e Felipe Melo.
Leia mais: Vitor Pereira justifica empate do Flamengo contra o Madureira
Além disso, o clube também reclamava de um pênalti não marcado para o Rubro-Negro. Por isso, o Fla chegou a enviar carta à Ferj com as reclamações. Na época, o diretor da Coaf (Comissão da Arbitragem de Futebol), Luiz Mairovitch, declarou ao GE que a atuação de Alexandre Vargas não teve impacto no resultado final.
“A Comissão de Arbitragem da Federação de Futebol do Rio está avaliando. O Vargas é um árbitro novo, um árbitro CBF, e que foi muito bem, mas alguns lances temos que reavaliar. O Flamengo também falou do pênalti não marcado, mas ali realmente não bateu na mão. Revimos várias vezes. Vamos explicar para os representantes do Flamengo, e o clube sabe que a arbitragem não interferiu em nada. Houve alguns pontos discutíveis, mas o árbitro não interferiu no resultado final”, disse Mairovitch.
Alexandre Vargas apitou final do Cariocão 2021 entre Flamengo e Fluminense
Em mais um Fla-Flu, o árbitro em questão apitou o jogo de ida da final do Cariocão, no dia 15 de maio. A partida terminou empatada em 1 a 1 e o Flamengo foi campeão no jogo de volta, vencendo por 3 a 1. Mas no empate, Filipe Luís saiu de campo reclamando da arbitragem, bem como o então técnico Rogério Ceni na coletiva de imprensa.
Uma das principais reclamações repete o que aconteceu no ano seguinte: a falta de controle sobre o jogo. Nas redes sociais, o vice-presidente geral e jurídico do Flamengo, Rodrigo Dunshee, foi duro ao comentar sobre a arbitragem e exigir um juiz diferente na segunda partida. As declarações surtiram efeito.
“Ontem tivemos um árbitro que não soube apitar uma final. Premiou o antijogo e não soube se fazer respeitar. Não vou entrar em detalhes, vocês viram. O jogo final DEVERÁ ser dirigido por um árbitro maduro e que toda equipe de arbitragem esteja atenta para o antijogo e a violência”, publicou.
Veja trio de arbitragem para jogo do Flamengo contra Nova Iguaçu
Além de Alexandre Vargas, o assistente Thiago Rosa também participa do jogo entre Flamengo e Nova Iguaçu, assim como Karen Soares Augusto. Confira a escalação da arbitragem para a partida:
- Árbitro: Alexandre Vargas Tavares de Jesus
- Assistente 1: Thiago Rosa de Oliveira Esposito
- Assistente 2: Karen Soares Augusto