Considerado o melhor elenco do continente, o Flamengo estreou no Campeonato Carioca na última quinta-feira (12) e, mesmo com um time sub-20, conseguiu sua primeira vitória na competição. A partir deste domingo (15), o Rubro-Negro começa a utilizar seu elenco principal e mais uma vez é considerado o favorito ao título estadual. Mas esse favoritismo não é unanimidade.
Para o jornalista André Rocha, por exemplo, o Fluminense pode ser apontado como o grande candidato ao título estadual. No último sábado (14), ele questionou o favoritismo do Flamengo, e apontou que o time de Vitor Pereira é apenas o “desafiante” no Campeonato Carioca.
Leia mais: Flamengo divulga relacionados com desfalque de importante titular
Em seu blog, o jornalista listou as conquistas recentes do Flamengo, o reforço de Gerson, a chegada de Vitor Pereira, mas destacou o retrospecto recente entre as duas equipes: “O Fla-Flu decidiu as últimas três edições. Duas conquistas para o Flamengo, uma para o Fluminense. Mas no confronto direto, o retrospecto recente é amplamente favorável aos tricolores: nos últimos onze jogos, sete vitórias, dois empates e só duas derrotas”.
André Rocha complementa citando os “feitos” do Fluminense em 2022. Enquanto o Flamengo conquistou a Copa do Brasil e a Libertadores, o tricolor recebeu destaque por chegar à semifinal da Copa do Brasil e por terminar o Brasileirão no G-4.
Flamengo e Fluminense começam a temporada de maneiras diferentes
Enquanto o Fluminense disputa apenas o Campeonato Carioca no primeiro trimestre, o Flamengo já tem pela frente a final da Supercopa do Brasil, no dia 28, e o Mundial de Clubes, no Marrocos, em fevereiro. Para André Rocha, o time das Laranjeiras terá um primeiro semestre “mais administrável”. De acordo com o jornalista, isso pode pesar na briga pelo Estadual.
“Enquanto isso, o Flamengo joga Supercopa do Brasil, Mundial e Recopa Sul-Americana. Ninguém sabe como sairá desses desafios. Pode voltar motivado por conquistas, mas também relaxar pelos objetivos alcançados maiores que o Carioca. Se fracassar retornará em crise, talvez até com novo treinador”.
André termina questionando o favoritismo do Flamengo e diz que o Rubro-Negro é apenas o “desafiante” ao título: “Mesmo com o maior poder de investimento de Botafogo e Vasco, a tendência é que os dominantes nos últimos anos novamente se encontrem na decisão. Quem é o favorito mesmo? Se na América do Sul o Flamengo é campeão e potência, no estadual é o ‘desafiante’ do Fluminense”.