Carlos Carvalhal é uma opção que vem ganhando mais força nas redes sociais do que entre a diretoria do Flamengo. Landim esperava a confirmação de sua reeleição para dar sinal verde a Marcos Braz e Bruno Spindel procurarem oficialmente pelo novo técnico do Fla.
Braz disse ter mandou um “oi, sumido” para o Mister. Foi uma declaração diplomática, para acalmar a torcida e os sócios antes do pleito. Jorge Jesus está em sua quinquagésima crise no Benfica, dessa vez após perder para o Sporting na última rodada da Liga portuguesa e ficar a quatro pontos do Porto e do próprio Dragão.
Confira: Para sair da mesmice: veja 12 possíveis técnicos para o Flamengo
A verdade é que será muito difícil para o Flamengo contratar qualquer um dos dois técnicos portugueses antes do começo da nova temporada. Quase impossível sem que seja necessário abrir o cofre.
Nos fóruns de discussão benfiquistas a raiva em relação a Jorge Jesus pode ser comparada a que os rubro-negros sentem por Renato Gaúcho. No Estádio da Luz os protestos crescem a cada resultado ruim, como vimos na já citada derrota por 1 a 3 contra o Sporting, na último dia 3.
A pergunta que interessa ao Flamengo é se a situação de Jorge Jesus ficará tão insustentável a ponto do presidente Rui Costa demiti-lo faltando apenas seis meses do encerramento do seu contrato.
Não deixe de ler: Carlos Carvalhal é um bom nome para treinar o Flamengo?
Dezembro é decisivo para as pretensões dos Encarnados na temporada. Na Liga dos Campeões, a possibilidade de passarem para a fase de mata-mata depende de uma vitória contra o lanterna Dínamo Kiev, no Estádio da Luz, com placar mais elástico do que um hipotético triunfo do Barcelona sob o já classificado Bayern de Munique, na Alemanha.
Os jogos acontecerão nesta quarta (8), às 17h (horário de Brasília). O Barcelona tem sete pontos contra cinco do Benfica. E ambos empatam no saldo de gols.
Se Jorge Jesus sobreviver na Champions, é bem provável que teremos um período de inevitável trégua em Lisboa. Os bons ventos da paz certamente serão sentidos além mar e Carvalhal ganhará força no especulômetro diário da internet no Brasil.
Não há dúvidas de que outros nomes ganharão força. Na iminência de Jesus seguir, a diretoria pode abrir conversas com alguns dos nomes já oferecidos, como Ernesto Valverde, Judi Garcia ou Ravi Gracia.
Exclusivo! Ernesto Valverde e outros dois europeus foram oferecidos ao Flamengo
Por falar novamente em Carlos Carvalhal, o seu Braga assumiu a quarta colocação no campeonato nacional. É onde deveria estar, pois o Braga é sem dúvida alguma a quarta força do país.
Notícias vindas de Portugal dizem que a multa para tirar Carvalhal do Sporting Braga seria de dez milhões de euros, cerca de 65 milhões de reais na cotação atual. Ainda que se consiga um belo desconto, a prioridade da nossa diretoria não pode ser pagar multa de treinador.
É bem provável que o fim do ano se aproxime sem que o Flamengo esteja com um comandante definido. No entanto, o torcedor que não cansa de sonhar com o retorno de JJ pode receber um presente de Natal se no dia 23 o Benfica for eliminado da Taça de Portugal pelo Porto e emendar mais uma derrota para o arquirrival dia 30, dessa vez na Liga.
Ainda que todas as projeções no momento se assemelhem neste momento a meros exercícios de adivinhação, a futurologia aponta para três caminhos à escolha do Flamengo:
- Torcer para que Jesus afunde o Benfica em todas as competições;
- negociar um pagamento milionário para trazer Carlos Carvalhal;
- fechar com um técnico livre no mercado.
As opções acima, assim como tudo no futebol, têm seus pontos positivos e negativos. Esperar Jesus ser demitido soaria completamento ridículo se não estivéssemos falando de Jorge Jesus; alguém que tem uma comissão técnica de primeira linha, conhece o clube e saiu há apenas dois anos com mais títulos do que derrotas. É risível, porém compreensível.
Redes sociais: #BetoSicupiraNoMengão: Torcedores fazem campanha para bilionário investir no Flamengo
Carvalhal é um técnico com duas décadas de carreira e poucos clubes grandes no currículo. De qualquer maneira, com certeza é mais bem preparado do que qualquer nome brasileiro. Com o fiasco Renato Gaúcho ficou provado que precisamos de fortes investimentos, seja na estrutura, seja na nova comissão técnica contratada. Será que cabe no orçamento gastar também com multa rescisória?
Nem Jesus, nem Carvalhal? Mas quem seria esta terceira opção? Um técnico livre no mercado certamente. Experiente como Valverde ou uma promessa como Gracia, isso para ficarmos somente nos nomes citados neste artigo. Vejam que sequer cogitei Gallardo ou algum outro professor sul-americano. Para sair do lugar-comum até fizemos este compilado aqui que vale a pena você conferir.
Vamos combinar que está mais do que na hora do Departamento de Futebol do Flamengo trabalhar para nos surpreender. A Nação espera a volta de um futebol condizente com o caro time que ajuda a pagar.
Siga Diogo Almeida no Twitter.