Nesta quarta-feira (28), no Maracanã, Zico organizará o Jogo das Estrelas 2022, que terá a 18ª edição da partida beneficente. Assim, após confirmarem 25 personalidades, Junior Coimbra, CEO do evento e filho do Galinho, anunciou a vigésima sexta atração: Arrascaeta.
Leia mais: Ex-Flamengo, Rueda negocia com clube da segunda divisão
Nesse sentido, saiba um pouco mais da história de Arrascaeta no Flamengo e o que fez ele estar, pela primeira vez, entre os convidados de Zico para o Jogo das Estrelas 2022.
História de Arrascaeta
Giorgian Daniel De Arrascaeta Benedetti começou com 4 anos de idade no Pescadores Unidos e depois foi para o Club Anglo, ambos de Uruguai. Até que chegou, aos 15 anos, no juvenil do Defensor Sporting. Sendo um sucesso na categoria, o meia subiu para o profissional em 2012, quando tinha 18 anos, mas não teve tantas oportunidades.
A partir da temporada seguinte, Arrascaeta começou a ascensão na carreira. Bem como, no Defensor Sporting, ficou até início de 2015. Neste período, venceu o Torneio Clausura e levou o time até a semifinal da Libertadores de 2014, que foi quando despertou o interesse do Cruzeiro.
Ida para o Cruzeiro
Em janeiro de 2015, o meia uruguaio acertou com o Cruzeiro por cinco anos. Até então, o jogador estava indo para o seu auge na carreira. Isso porque, no clube mineiro conquistou duas Copa do Brasil (2017, 2018), além de ser um dos grandes destaques do elenco, sendo decisivo em diversos confrontos.
Uma de suas vítimas foi o Flamengo na final da Copa do Brasil 2017. O meio-campista marcou o gol de empate no jogo de ida, em pleno Maracanã. Na volta, venceram o Mais Querido nos pênaltis.
Ao todo, pelo Cruzeiro, foram quatro temporadas, com 188 jogos, 50 gols e 38 assistências. Posteriormente, com o sucesso, fechou com o Rubro-Negro para se tornar um dos maiores jogadores do futebol brasileiro.
Chegada ao Flamengo
Em janeiro de 2019, Arrascaeta chegou ao Flamengo em uma negociação história, visto que Clube pagou R$ 63,7 milhões, até então a transferência mais cara da história do futebol brasileiro. Porém, o valor foi no nível de um jogador que viria decidir e ajudar em títulos.
Neste ano, o uruguaio foi importante em vários jogos, tanto do Carioca, do Brasileirão e da Libertadores. No entanto, o gol mais bonito foi diante do Ceará, no Castelão, quando ele finaliza de bicicleta, aliás foi eleito o mais bonito da competição.
Apesar disso, na final da Libertadores, o meia também foi decisivo, só que com o passe para o primeiro gol de Gabigol, contra o River Plate. Nesta temporada, além dos títulos da Glória Eterna e do Brasileiro, o atleta fez 52 jogos, 18 gols e 19 assistências.
Em 2020, Arrascaeta manteve seu poder de decisão. Logo no início do ano, marcou um dos três gols da vitória do Flamengo diante do Athletico-PR na Supercopa do Brasil. Mesmo sem a Libertadores neste ano, o Mais Querido seguiu com força no cenário brasileiro, onde venceu o bi do Brasileirão, além da Recopa Sul-Americana.
Declínio em 2021
Nesta temporada, o Flamengo em geral não se saiu tão bem, comparado aos últimos dois anos. O Arrascaeta só disputou 35 partidas, marcando nove gols e dando 14 assistências, muito por conta da lesão que teve em outubro em uma partida pela Seleção Uruguaia.
Contudo, no único título de expressão do ano, na Supercopa do Brasil, o uruguaio foi importantíssimo ao marcar um dos dois gols do Rubro-Negro no empate com o Palmeiras, que acabou levando para os pênaltis, onde o Mengão ganhou. Com isso, após ótima performance, o meia levou a taça, prêmio de melhor em campo e um carro 0Km.
Superação em 22
Após início conturbado em 2022, com o Paulo Sousa no comando, o Flamengo conseguiu se superar com a chegada de Dorival Júnior. Sendo assim, o Arrascaeta conseguiu voltar a desempenhar um bom futebol, junto com o time, no que acarretou em dois grandes títulos: Copa do Brasil e Libertadores.
Ainda neste ano, o meia uruguaio acertou a renovação de contrato até dezembro de 2026.
No geral, com o Manto Sagrado, o Arrascaeta participou de 193 jogos, marcou 52 dois e 66 assistências, superando os números dele com a camisa do Cruzeiro.
Pela Seleção Uruguaia, o meia esteve na Copa do Mundo Catar, mas também títulos, como a China Cup (2018, 2019) e Copa Kirin (2014).
Por fim, Arrascaeta estará no Jogo das Estrelas devido a toda sua idolatria pelo Flamengo, podendo estrear no evento.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã