No próximo dia 28, no Maracanã, Zico organizará o Jogo das Estrelas 2022, que terá a 18ª edição da partida beneficente. Assim, após confirmarem 16 personalidades, Junior Coimbra, CEO do evento e filho do Galinho, anunciou a décima sétima atração: Hernane Brocador.
Leia mais: Zico explica porque Flamengo tem mais chances no Mundial de Clubes do que teve em 2019
Nesse sentido, saiba um pouco mais da história de Hernane Brocador no Flamengo e o que fez ele estar entre os convidados de Zico para o Jogo das Estrelas 2022.
Hernane Brocador no Flamengo
Após rodar por diversos clubes do Brasil, Hernane, até então sem ‘Brocador’, chegou ao Flamengo, por empréstimo, em maio de 2012. Dessa forma, logo em sua estreia, contra o Coritiba, pelo Campeonato Brasileiro, entrou no segundo tempo, no lugar de Diego Maurício, e marcou seu primeiro gol com o Manto Sagrado.
Nesta temporada, foram 14 jogos e apenas três, mas era compreensível pelas poucas oportunidades e por estar em seu primeiro ano no Clube.
2013: ano de Hernane Brocador
Já no ano seguinte, adaptado ao Mais Querido, foi o auge do atacante no Rubro-Negro. O jogador começou tão bem a temporada que a diretoria decidiu exercer o poder de compra junto ao Mogi Mirim. Sendo assim, renovou até 2016 e recebendo o triplo do salário inicial, além de luvas e premiações por metas.
Neste período, fazendo um gol atrás do outro no Campeonato Carioca, Hernane adotou o apelido de ‘Brocador’. Logo, só ajudou na alavancagem do atleta no Flamengo.
Contudo, em junho, o Mais Querido acertou a contratação do atacante Marcelo Moreno, que complicou a vida de titular de Hernane Brocador. O jogador acabou se tornando banco para o boliviano. Mesmo assim, continuava sendo importante para equipe, como no Fla-Flu, pela 13ª rodada do Brasileiro, no qual marcou dois gols, inclusive um de letra, na vitória rubro-negra por 3 a 2.
Em setembro, Marcelo Moreno se lesionou e, com isso, Hernane voltou a ser o titular do Flamengo e a manter a frequência de gols no Brasileirão. Até que, mesmo com a recuperação do boliviano, o Brocador continuou com a titularidade.
Nas quartas de final da Copa do Brasil, título que o Rubro-Negro viria ganhar, o Hernane teve uma esplêndida partida contra o Botafogo, marcando três gols na goleada por 4 a 0. Bem como, classificou o Mengo para a semifinal.
Na final, o Brocador foi decisivo, mais uma vez. Com a vitória parcial por 1 a 0, o Flamengo queria matar logo o jogo para não correr riscos. Assim, Hernane, aos 49 minutos do segundo tempo, marcou o gol que sacramentou título da Copa do Brasil, que aliás foi o artilheiro da competição com oito bolas na rede.
Além desta artilharia, teve no Carioca e também terminou o Brasileiro como vice-artilheiro, com 16 gols. Desse modo, se tornou o goleador da temporada no Brasil, com 36 metas, em 59 jogos.
Despedida do Fla
Após conquistar a Copa do Brasil, Hernane se manteve para 2014, onde chegou a vencer a Taça Guanabara e o Carioca. Porém, não durou muito. Isso porque recebeu muitas propostas do exterior, até que aceitou a do Al-Nassr, da Arábia Saudita, por 4,5 milhões de euros.
Na despedida, Brocador se emocionou e afirmou que retornaria ao Flamengo: “Queria muito jogar nesse clube desde criança. É muito difícil, mas fico feliz, é uma oportunidade que esperei por algum tempo, jogar no exterior. Espero deixar as portas abertas e voltar ao clube que aprendi a gostar de verdade.”
No entanto, não conseguiu realizar esse objetivo de voltar ao Mais Querido. Apesar disso, poderá sentir o gostinho de jogar no Maracanã lotada de flamenguista no Jogo das Estrelas, em que foi convidado pelo Zico.
Ao todo, Hernane Brocador atuou em 87 jogos e marcou 45 gols com o Manto Sagrado. Atualmente, defende o Brasiliense, após ter passado por Sport, Bahia, Grêmio e Confiança.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã