Chegou o momento. Na última semana, o Flamengo encerrou suas atividades no CBLOL e frustrou os torcedores que acompanham a modalidade eSPORTS. Em resumo, a vaga deixada pelo Rubro-Negro será cedida ao Los Grandes e um dos líderes da equipe Filipe ”Ranger” comemorou o fim da parceria ironizando o Mais Querido.
”Nossa história termina aqui. Infelizmente não foi o conto de fadas que almejei pessoalmente, mas o aprendizado desse split vai pra vida toda. Ano que vem a LOS vem com tudo pra esse CBLOL. E 87 é do Sport”, publicou o ”Caçador” em sua conta no Twitter.
Leia também: Gabigol exalta vitória do Flamengo e sorri com chegada de Oscar
Entenda a polêmica entre Flamengo, Sport e 1987
Até os dias atuais, a polêmica envolvendo Flamengo e Sport sobre o título Brasileiro de 1987 permanece. Como a CBF afirmou que não tinha condição financeira para promover o torneio, Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo, Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos, Grêmio, Internacional, Atlético Mineiro, Cruzeiro e Bahia fundaram o Clube dos Treze.
O projeto era que o torneio fosse organizado por essas equipes, e que o grande campeão nacional sairia destes 13 clubes. Observando de longe, a CBF se mobilizou e anunciou que faria o campeonato com 40 instituições. Então, a entidade criou o regulamento, que previa o cruzamento de campeão e vice do Módulo Verde (Copa União – do Clube dos 13) com campeão e vice do Módulo Amarelo (suposta segunda divisão – criada pela CBF).
A polêmica se iniciou quando o Clube dos 13 dizia que não disputaria o cruzamento, e a CBF dizia que haveria o cruzamento. Essa confusão reforçou-se porque o representante do Clube dos 13 na CBF, Eurico Miranda, aceitou o acordo com a entidade e assinou o regulamento com o cruzamentos dos módulos.
Uma questão moral
O Flamengo foi o campeão da Copa União no dia 13 de dezembro, ao vencer o Internacional no Maracanã, e após o apito final, o presidente do Flamengo, Márcio Braga, um dos líderes da criação do Clube dos Treze, reafirmou que não haveria cruzamento.
Na outra decisão, Sport e Guarani empataram nas penalidades em 11 a 11. Com os dois presidentes decidindo dividir os títulos, foram proclamados campeões do Módulo Amarelo pela CBF. Em janeiro de 88, a Confederação Brasileira de Futebol fez o regulamento, marcando o quadrangular entre Inter, Flamengo, Sport e Guarani. No entanto, cariocas e gaúchos não entraram no gramado, e pernambucanos e paulistas venceram por W.O.