A jornalista Hildegard Angel, irmã de Stuart Angel, levantou a hipótese de que a diretoria do Flamengo tenha jogado fora a placa em homenagem ao remador do clube. Stuart desapareceu em 1971 e em 2019 foi oficialmente declarado morto pela ditadura militar.
No início da semana, o Ministério Público deu ao Flamengo dez dias para responder sobre o paradeiro da placa em memória de Stuart, inaugurada em 2010 na garagem de remo do clube. Em 2016, ela foi retirada por conta de obras feitas pelo Comitê Olímpico dos EUA, que alugou a sede durante a Olimpíada, e nunca foi recolocada.
Leia mais: MPF estipula prazo para Flamengo explicar desaparecimento de homenagem a Stuart Angel
Na semana passada, o Ministério dos Direitos Humanos já havia questionado a diretoria do Flamengo sobre o paradeiro da placa. Segundo Hildegard escreveu hoje no seu Instagram, “há suspeitas de que a diretoria do Flamengo, controlada por bolsonaristas, a tenha jogado no lixo”.
Quem foi Stuart Angel
Em 2019, o grupo Flamengo da Gente organizou um ato em homenagem a Stuart no local onde ficava a placa, com a presença de Hildegard, e iniciou esforços para recolocar a placa. Na ocasião, após o jornalista Ancelmo Gois noticiar a homenagem, a diretoria do Flamengo se apressou a divulgar uma nota se distanciando da iniciativa. O clube alegou não se posicionar sobre assuntos políticos.
Stuart Angel foi campeão de remo pelo Flamengo em 1964 e 1965. Em 1971 integrava a guerrilha MR-8 e buscou refúgio na garagem. Semanas depois, desapareceu. Seu corpo nunca foi encontrado, mas há relatos de que foi morto e torturado pela ditadura.
Em 2010, durante o segundo mandato do presidente Lula, o Ministério dos Direitos Humanos inaugurou a placa na garagem de remo do Flamengo. Na ocasião, a então presidente do clube, Patricia Amorim, discursou na cerimônia.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã