Nesse domingo (23), a ministra Anielle Franco anunciou a criação de um novo programa do Governo Federal. O planejamento do Ministério da Igualdade Racial visa combater o racismo no esporte, ambiente que aconteceu mais de 128 casos de descriminação apenas em 2021.
Segundo Anielle, irmã de Marielle Franco, o estopim para a criação do programa foram os casos recorrentes contra Vinicius Júnior. Cria do Flamengo, Vini brilha em mais uma temporada pelo Real Madrid, mas ainda sofre constantemente com episódios racistas na Espanha.
Leia mais: Decisivo: Vini Jr tem 9 participações em gols em 10 jogos da Champions League
Além de ataques virtuais, Vinicius Júnior é perseguido nos estádios da Europa. O último caso ocorreu em fevereiro deste ano, durante o jogo entre Real Madrid e Mallorca. Na ocasião, o torcedor ofendeu Vini, o chamando de macaco. Após apelo na internet, a La Liga tomou providências judiciais, identificando e afastando o criminoso dos estádios.
Desde então, Vini Jr segue na luta antirracista. Em março, o craque afirmou que pretende montar um projeto para crianças pretas no Brasil, a fim de ajudar no desenvolvimento psicológico desde a infância.
Observando os casos que ocorreram com Vinicius, Anielle desenvolveu a criação do programa. Torcedora do Flamengo, a ministra é ex-jogadora de vôlei, e por isso, tem profunda ligação com o meio esportivo. Sua irmã, Marielle Franco, que era vereadora no Rio, mas foi assassinada em 2018, influenciou o início da sua carreira na política.
Dessa forma, o programa do Governo Federal pode andar de mãos dadas com ideia de Vinicius. A ministra afirmou que o foco principal será combater o racismo no futebol e, em seguida, estender para todos os esportes.
Vinicius entra em campo nesta terça
Apesar da luta fora de campo, Vinicius Júnior segue brilhando com a camisa do Real Madrid. Com 21 gols em 47 jogos, o brasileiro participa do fim de temporada na Europa em alto nível, brigando entre os melhores do mundo.
Pela La Liga, Vini entra em campo nesta terça (25), contra o Girona. Contudo, o título espanhol já não é mais possível no ano, e por isso, o time merengue foca na semifinal da Champions League, contra o Manchester City no próximo mês.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã