Nessa segunda-feira (22), o Flamengo perdeu para o Cruzeiro por 3 a 1, em Minas Gerais, pelo Campeonato Brasileiro Feminino. Antes do apito inicial, as jogadoras de ambos os times, bem como, protestaram contra os casos de racismo com o Vinícius Júnior na Espanha. Deste modo, ergueram o braço e fecharam o punho em símbolo à luta antirracista.
Após a derrota, a lateral-direita Rayanne, de 28 anos, se posicionou sobre os recentes casos de racismo no futebol e no mundo. A camisa 94 do Mais Querido, neste sentido, pediu um basta de atitudes racista.
Leia mais: Flamengo perde para o Cruzeiro no Brasileirão Feminino
“Eu poderia falar sobre inúmeras vezes que me olharam ou me trataram diferente por eu ser uma mulher negra retinta e jogadora de futebol. É importante a gente parar de neutralizar essa perseguição que nos diminui todos os dias como se não fossemos dignos, como se fossemos uma pessoa qualquer em um país onde somos a maioria e que a cada 23 minutos morre um negro, até quando vamos ter que resistir? me entristece saber que isso chegou até no futebol onde não acontece a descriminalização de atitudes vindo da arquibancada chamar alguém de macaco não é ofensa, É CRIME. Lutamos muito pra chegar onde chegamos, é uma história de décadas, os brancos não entenderiam. Estamos cansados, estou cansada, Vinícius Júnior está cansado!”, postou Rayanne que chegou ao Fla em 2021.
No Brasileiro Feminino, o Flamengo ocupa a segunda colocação com os mesmos 28 pontos do líder Corinthians. Restando três rodadas para o fim da fase classificatória, o Rubro-Negro afinal encara Palmeiras, Corinthians e Internacional, respectivamente. As meninas rubro-negra, aliás, já estão classificadas para próxima fase.
Gerson manda mensagem de apoio a Vinícius Júnior
Através da rede social, Gerson realizou uma postagem repudiando os frequentes casos de racismo com o Vinícius Júnior na Espanha. Por fim, mandou uma mensagem de apoio afirmando que o atacante pode “mudar a vida de diversos negros”.
“Não se cale, Vini Jr. Não deixe os racistas te diminuírem. Você hoje tem a possibilidade de mudar a vida de diversos negros que não podem e temem tomar a atitude que está tomando”, publicou meio-campista do Flamengo.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã