A recente crise instaurada e, de certa forma, resolvida pelo Flamengo, culminou na demissão de um membro importante da comissão técnica de Jorge Sampaoli. Nesse sentido, por ter dado um soco na cara de Pedro, o preparador físico Pablo Fernández foi demitido do clube e abriu uma lacuna entre os homens de confiança do treinador argentino. Essa função, no entanto, poderia ser ocupada por Jorge Desio, a outra ‘metade da laranja’ do explosivo comandante rubro-negro.
Jorge Desio é argentino e parceiro de longa data de Jorge Sampaoli, mais especificamente desde os primórdios da carreira do treinador. Trabalharam juntos do Alumni de Casilda-ARG, em 1994, até o a segunda passagem pelo Sevilla, que terminou em março de 2023. A união, curiosamente, durou até a escolha do técnico em aceitar o Flamengo, já que o preparador preferiu ficar na Argentina alegando questões pessoais e colocando um ponto (continuativo, talvez) no relacionamento entre ambos.
Leia também: Advogada de Ronaldinho contra o Flamengo diz que Pedro perderia batalha legal com clube
Agora, com o cargo de preparador físico do Flamengo em aberto, Jorge Desio seria um nome perfeito. Assim como Pablo Fernández, ele dava treinos até que passou para o cargo de auxiliar técnico a partir da ida de Sampaoli para o Santos, em 2019. Portanto, diante da relação e do fato de o treinador flamenguista deixar claro que esse é o seu grande sonho, não é impossível imaginar que consiga convencer o seu parceiro.
Antes, porém, eles já havia dado uma pausa na parceria. Em 2002, quando Sampaoli foi trabalhar no Juan Aurich, do Peru, Desio resolveu não acompanhá-lo, tal qual aconteceu até aqui no Flamengo.
Mais do que um parceiro de Sampaoli, Jorge Desio é o seu ‘contraponto’
Uma retomada da relação entre os “Jorges”, nesse momento, mais do que viria a calhar. Isso porque em um momento turbulento, o que Sampaoli mais precisa é de calma, algo que Desio pode oferecer. Por isso, mais do que parceiros, eles são opostos perfeitos.
Enquanto o treinador é explosivo, exigente e às vezes não sabe lidar com os perfis diversos dentro de um elenco, seu preparador/auxíliar é calmo, sereno e tranquilo, mas sem deixar a exigência de lado. Isso faz com que ambos se complementem.
“Sampaoli é explosivo. Ele é um homem de atividade permanente. É muito intenso, tanto na alegria como na adversidade. Em vez disso, Desio é pura calma. Todo o tempo está quieto. Nunca parece fora do eixo. Ele é ambicioso, exigente com os jogadores de futebol e sempre procura superar a si mesmo, mas não perde a serenidade”, contou Pablo Paván, amigo e autor de “No Escucho y Sigo”, biografia autorizada do treinador, ao GE.
Culto e letrado, Jorge Desio baseia seu estilo de vida em grandes líderes da paz mundial, como Gandhi, Madre Teresa de Calcutá e Martin Luther King Jr. Por isso, talvez foi um parceiro perfeito, podendo até contornar de alguma maneira a relação conturbada entre Sampaoli e Pedro, que parece ter piorado após agressão de Pablo Fernández.
De momento, no entanto, não há confirmação de um novo (ou velho) integrante na comissão técnica de Sampaoli no Flamengo. Por ora, contudo, a função é ocupada por Arthur Peixoto, que é membro da comissão permanente do clube.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã