Fizemos história. O Flamengo bateu dois recordes no empate contra o Palmeiras, na última quarta-feira. Em jogo antecipado da quarta rodada com torcida única, o Rubro-Negro contou com 69.997 flamenguistas no estádio.
Com 61.154 ingressos vendidos, o Flamengo conseguiu atingir os 69.997 presentes, porque havia cortesias e gratuidades. Esse é o maior público do futebol brasileiro em 2022, já superando o recorde do próprio clube com os 63.450 torcedores contra o Bangu.
LEIA MAIS: Convidado ilustre: Zico vai ao jantar do Flamengo após o jogo e jogadores tietam o Rei
No entanto, o Flamengo superou outro recorde: o de maior público do novo Maracanã. O Mais Querido era o próprio detentor do título de maior público, na partida da Recopa Sul-Americana de 2020. Na ocasião, 69.986 mil torcedores foram ao estádio para ver o Rubro-Negro faturar o título sobre o Independiente del Valle.
Assim como o jogo dessa quarta-feira, Flamengo e Independiente del Valle teve praticamente torcida única. Isso porque as diretorias fizeram um acordo para acomodar os torcedores visitantes nos camarotes do Maracanã. Além disso, o Rubro-Negro fez o acordo em outras duas partida. No caso, foram contra o Avaí e CSA, cujos públicos foram de 69.090 e 69.846 respectivamente.
Entenda por que Flamengo e Palmeiras teve torcida única
O Maracanã teve torcida única, assim como aconteceu no Allianz Parque em 2022. Sendo assim, o Flamengo “deu o troco” no rival paulista, que fez com que o jogo contra o Mais Querido em 2019 tivesse apenas palmeirenses em São Paulo. Os paulistas alegaram questões de segurança da partida.
LEIA MAIS: Um novo Flamengo está nascendo – mas o clima ainda é esquisito na sala de parto
Isso acontece porque o Flamengo havia conseguido na justiça fazer com que o jogo contra o Palmeiras no Rio de Janeiro tivesse torcida única. No entanto, com os estádios vazios nos últimos anos por conta da pandemia, não foi possível se beneficiar disso nas vitórias flamenguistas como mandante em 2020 e 2021.
A decisão pela reciprocidade se deu após julgamento do STJD. Com a possibilidade de fazer isso da decisão, o Flamengo enfim exerceu a decisão dos tribunais.