Em 1957, São Paulo Futebol Clube organizou uma competição amistosa para marcar a inauguração do seu estádio, oficialmente batizado Cícero Pompeu de Toledo. A competição ficou conhecida como Torneio Internacional do Morumbi.
Medalha do torneio (Foto Reprodução Blog Soberano)O engraçado dessa história é que ainda não existia o Morumbi! As obras do estádio seriam apenas três anos depois. Então as partidas foram realizadas nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo. Os clubes naquela época tinham mais autonomia e o sistema federativo (FIFA/CBF/Federações Estaduais) não os asfixiavam da maneira como ocorre hoje. Havia certa liberdade também sem a indústria da TV ditando o calendário.
Clubes do Brasil e da Europa participaram da competição: Belenenses, de Portugal; um combinado formado pelas equipes de Vasco e Santos (Pelé, aos 17 anos, jogou e marcou contra a gente no empate em 1 a 1); Dínamo Zagreb, clube mais popular da Croácia formaram uma chave. São Paulo, Corinthians, Sevilha e Lazio formavam a outra chave.
Dida marcou seu gol e foi destaque da partida (Foto: Reprodução Revista do Esporte)Não encontramos nenhum registro fotográfico da vitória larga do Fla sobre o time croata. Mas o blog Soberano conseguiu a escalação do Flamengo e a relação dos goleadores. Fato curioso, dois tentos foram marcados contra. Então podemos dizer que além do “croata” Eduardo da Silva, Rasek e Horvat são os dois outros jogadores do país a marcarem gols pro Mais Querido!
O escrete rubro-negro contava com craques que entraram para a constelação de grandes ídolos do clube: Joubert, Pavão, Dequinha, Jordan, Dida e Zagallo participaram do jogo. Era um domingo e Dida – até então maior ídolo do Flamengo – não deixou escapar a oportunidade de marcar seu gol.
Como o Torneio não despertou interesse dos torcedores e os jogos no Maracanã e Pacaembu permaneciam vazios, os clubes desistiram (cômico) no meio do quadrangular final. Parece que o São Paulo já tinha uma tendência a querer apoderar-se de troféus que não foram ganhos no campo. Declarou-se campeão do torneio e até hoje expõe a taça em sua sala de troféus.
Como seria legal o Brasil voltar a fazer estes intercâmbios internacionais. Imagino que, diferente de 58 anos atrás, hoje todos gostariam de ver Flamengo x Dínamo na Arena Pantanal, Flamengo x Lazio no Maracanã, Flamengo e Sevilha na Arena das Dunas etc.
Ficha Técnica:
PRIMEIRA FASE
Flamengo 4 x 1 Dinamo de Zagreb IUG
Competição: Torneio Internacional do Morumbi
Data: 16/06/1957
Estádio: Maracanã
Flamengo: Ari, Joubert, Pavão, Milton Copolilo, Dequinha, Jordan, Milton Bororó, Duca, Henrique (Luís Carlos), Dida (Julinho) e Zagallo.
Gols do Flamengo: Dida, Rasek(contra), Julinho e Horvat(contra).
(Fonte: Blog Soberano)