Há exatos 95 anos o Flamengo venceu o Campeonato Carioca de 1927. Por conta desse título se iniciou a fama do Rubro-Negro como “time da raça” e de uma camisa que jogava sozinha por si só.
O Campeonato Carioca de 1927 acabou vencido em um jogo disputado contra o América por 2×1, mas não é somente por causa desse confronto que se iniciou uma mística de time de raça em relação ao Flamengo. Essa história envolve todo o campeonato, desde a suspenção da participação do clube até a vitória heroica em uma improvável situação de título.
Leia mais: Números dos técnicos demostram vantagem do Flamengo sobre o Fluminense
A equipe rubro-negra enfrentou várias adversidades desde o começo, como a proibição do clube participar do campeonato por suspensão, que acabou revogada após apelo dos times da primeira divisão do campeonato. Além disso, diversos jogadores importantes do time se transferiram, já que eles tinham em vista que o Mais Querido não participaria da competição. Com o time fragilizado o Flamengo iniciou mal o campeonato, chegando a tomar uma goleada histórica para o Botafogo por 9×2.
Para muitos, o ponto de virada de chave do Flamengo na competição foi em um clássico contra o Vasco, favorito a levar o campeonato. Isso porque o Flamengo venceu a a partida por 3×0 e conseguiu a confiança necessária para a conquista do Carioca. A última partida foi vencida pelo Flamengo contra o América, com a volta da aposentadoria do ídolo Nonô, indo de um time desacreditado a campeão.
O jogo do título teve a escalação de: Amado, Herminio e Helcio; Benvenuto, Seabra e Rubens; Cristolino, Vadinho, Nonô, Fragoso bem como Moderato. Foi o 6º título carioca da história do Flamengo, campeonato em que hoje é o maior vencedor.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã