Em 13 de dezembro de 1987, Zico conquistou seu último título nacional pelo Flamengo. A vitória por 1 a 0 sobre o Internacional, em um Maracanã lotado, foi o último suspiro dos remanescentes da geração de ouro de 1981, mas já com representantes de uma nova leva de craques.
Zé Carlos, Jorginho, Leandro, Edinho, Leonardo; Andrade, Ailton e Zico, Renato Gaúcho, Bebeto e Zinho. Esse timaço fez campanha fulminante na fase final do Campeonato Brasileiro de 1987, eliminando o Atlético-MG nas semifinais e superando o Internacional na finalíssima.
Leia Mais: Cristiano Ronaldo repete com o Real Madrid atitude que Ronaldo teve com o Flamengo
Foram jogos memoráveis, banhados em rivalidade. Contra o Atlético-MG, houve vitória rubro-negra em 1 a 0 no Maracanã no jogo de ida, com gol de Bebeto. Na volta, no Mineirão, houve um jogo que já nasceu histórico. O Rubro-Negro abriu 2 a 0 com Bebeto e Zico, mas o time mineiro empatou.
Coube a Renato Gaúcho disparar pelo meio, driblar João Leite e definir o placar em 3 a 2. Depois, foi provocar Telê Santana no banco, pois o técnico havia cortado o ponta da Copa de 1986. O Flamengo estava na final.
Flamengo chega ao Tetra com vitória magra no Maracanã
Com melhor campanha, o Flamengo teve o direito de jogar a segunda partida da final no Maracanã. Houve empate em 1 a 1 no Beira Rio. No Rio, novo jogo equilibrado. Coube a Bebeto, que marcou em todos os jogos do mata-mata, marcar o gol do título.
Renato Gaúcho retomou a bola perto da bandeira de córner e tocou para trás. A bola chegou em Leonardo, depois em Zinho, que tocou para Andrade. O camisa seis achou um passe mágico para Bebeto, que dividiu com Taffarel para marcar. Flamengo 1 a 0. Flamengo tetracampeão.
Enquanto isso, em Recife, Guarani e Sport faziam a melanólica final do Módulo Amarelo. Depois de vitória pernambucana por 3 a 0 no tempo normal, mas também empate em 0 a 0 na prorrogação, a decisão foi para os pênaltis.
Com o placar em 11 a 11, os dirigentes dos dois clubes resolveram protagonizar mais uma vergonha para a história do futebol brasileiro. As cobranças foram interrompidas e os dois clubes decidiram dividir o ” titulo” à revelia do regulamento.
O árbitro ainda esperou o tempo regulamentar para os times voltarem a campo antes de encerrar a partida. A decisão de dividir o título do Módulo Amarelo nasceu da ideia de que Guarani e Sport decidiriam o título brasileiro em quadrangular com Flamengo e Inter.
Como é sabido, os clubes do Módulo Verde não aceitaram o tal cruzamento e não compareceram aos jogos. Anos depois, movidos por muito clubismo, clubes rivais do Flamengo mudaram de posição e tentaram mudar a história, mas quem viveu conhece a verdade.