Logo mais, às 21h (de Brasília), o Maracanã e toda a Nação espera ver uma grande vitória do Flamengo sobre o Olimpia pela Libertadores. Nesse sentido, uma boa atuação do Rubro-Negro, mais uma vez ganhando de goleada sobre os paraguaios, depende de saber explorar uma grande fragilidade defensiva da equipe de Arce.
Como exemplificado pelo canal “Falando de Tática”, o Olimpia sofre com alguns desajustes que vêm sendo cruciais para a má fase vivida pela equipe na temporada. Em contrapartida, esses aspectos são valências do Flamengo e, se bem aproveitados, podem refletir em um placar muito favorável ao Mais Querido.
Leia também: Onde vai passar o jogo do Flamengo hoje: como assistir ao vivo
O primeiro dos pontos analisados é a fragilidade defensiva em bolas paradas, nas quais alguns erros individuais acabam fazendo com que os adversários se antecipem às jogadas e concluam em gol. Nomes como Bruno Henrique, David Luiz e Gabigol são ótimos em aproveitar esses momentos e conseguir boas antecipações, seja nas bolas aéreas ou nas rasteiras.
Linhas desarrumadas do Olimpia também podem ser exploradas pelo Flamengo
Outro aspecto falho no time paraguaio são as linhas desajustadas, que geram boas oportunidades desde que o adversário saiba se posicionar corretamente para sair em vatangem. Além disso, é necessário um bom passador que ache seus companheiros entrelinhas.
Portanto, esse é mais um fator que pode ser bem explorado pelo Flamengo nesse embate pela Libertadores. Isso porque o time de Sampaoli roda bem e pacientemente a bola, esperando a jogada perfeita. Um bom exemplo disso é o gol da virada sobre o Atlético-MG, quando Allan acha Arrascaeta entrelinhas e o uruguaio se aproveita de uma linha desarranjada e da ultrapassagem de Wesley para deixar o lateral em ótimas condições de finalização.
O que o Flamengo precisa ter cuidado
O trabalho de Arce tem apenas dois jogos, é verdade, mas essas falhas ficaram bem latentes. Por outro lado, vê-se um time que sabe explorar o corredor lateral, utilizando bolas longas para gerar situação de cruzamentos na área adversária. Desse modo, o Rubro-Negro tem que ficar atento aos contra-ataques, optando por uma forte pressão pós perda e faltas táticas quando necessário.
As costas de Filipe Luís seriam bastante exploradas, dada a falta de velocidade do experiente lateral, que normalmente compensa isso com subidas dosadas e bom posicionamento. Ele, contudo, está fora da partida de ida das oitavas da Libertadores. Portanto, essa é uma notícia ruim para o Olimpia, já que Ayrton Lucas tem muita velocidade na recomposição. Do lado direito, Wesley, que apoia bastante, deve deixar o corredor bastante vulnerável e dependerá da boa cobertura dos volantes e companheiros de zaga. Esse ponto vem sendo bem feito por Allan e Fabrício Bruno nos últimos jogos.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã