O Flamengo se prepara para clássico contra o Botafogo, no sábado (2), pelo Brasileirão. Em busca de vitória para voltar a sonhar com o título, o Mengão precisará evoluir defensivamente para sair com três pontos. Os gols do Botafogo contra o Bahia, neste domingo (27), expõem como o rival pode aproveitar as fragilidades do Mais Querido.
Os dois primeiros gols do Botafogo mostraram facilidade em aproveitar erros do adversários na saída de bola e letalidade na frente do gol. Logo aos 3 minutos o time precisou de 10 segundos e três toque na bola. Eduardo aproveitou rebote da zaga do Bahia, passou para Victor Sá e o atacante tocou para Diego Costa abrir o placar.
Leia mais: Governo quer retorno dos patrocínios estatais; relembre Petrobras no Flamengo
Em seguida, já na etapa final, o goleiro do Bahia foi pressionado e obrigado a dar chutão para frente. O Botafogo recuperou a bola e voltou a marcar com Diego Costa. Dessa vez, no entanto, o rival do Mengão foi ainda mais rápido e deu cinco toques em intervalo de cinco segundos para ampliar o placar.
Assim, o Flamengo precisará ter muita atenção ao sair jogando pelo chão no clássico. Apesar de ser uma das exigências de Jorge Sampaoli, o treinador ainda não ajustou o time para trocar passes com segurança e objetividade no campo defensivo.
“Está tendo alguns inconvenientes. A equipe, às vezes, não entende como sair, o rival pressiona alto e cria dificuldades”, disse o treinador após empate com o América-MG.
O terceiro gol do Botafogo também serve de alerta para outro grande problema do Flamengo em 2023: a recomposição defensiva. Afinal, o time fechou o placar de 3 a 0 sobre o Bahia em contra-ataque após escanteio do time nordestino.
Flamengo está entre times que mais cedem finalizações no Brasileirão
As dificuldades do Flamengo em campo resultam em péssimos números nas últimas rodadas de Brasileirão. Além de estar entre os clubes que mais cederam finalizações durante todo o campeonato, o time deixou de criar muitas chances por jogo.
O Flamengo foi o time que mais sofreu finalizações nas últimas 10 rodadas de Campeonato Brasileiro: 162 chutes dos adversários, média altíssima de 16,2 por jogo. Como resultado, a equipe sofreu gol em sete dessas partidas e deixou o campo sem vitória em seis oportunidades, duas derrotas e quatro empates. Ou seja, conquistou quatro pontos em 18 disputados.
A situação do ataque é inversa, mas igualmente preocupante. O Flamengo finalizou apenas 106 vezes no mesmo período, média de 10,6 por jogo e está entre os times da competição que menos chutaram a gol. Aliás, o Fla só finalizou mais que Santos (94) e Corinthians (87).
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã