Em entrevista no programa “Garotos do Ninho”, na Fla TV, o Gerente Geral da Base, Luiz Carlos de Azevedo, anunciou que haverá a 2ª edição da Flamengo Adidas Cup Sub-16. A diretoria do clube aprovou a ideia e marcou a competição para dezembro. Dos oito clubes participantes, cinco já estão confirmados: Flamengo, Arsenal, Atlético Nacional-COL, Independiente del Valle, Santos Laguna-MEX.
Esses cinco clubes, aliás, estiveram na primeira edição do maior torneio internacional de futebol de base já realizado no Brasil. Além deles, há mais três vagas para compor os dois grupos de quatro times. De acordo com o Luiz Carlos, o Flamengo pretende acertar o convite de mais um grande clube da Europa.
Leia mais: Árbitro relata em súmula xingamentos de Spindel após não expulsão de jogador do América-MG
Na primeira edição, que ocorreu em dezembro do ano passado, os Garotos do Ninho se sagraram campeões após vencer o Santos Laguna por 2 a 1 na final. O herói da decisão, bem como, foi o Lorran, que marcou os dois gols rubro-negros.
No caminho até o título, o Mais Querido venceu Arsenal e Colo-Colo e empatou com Santos Laguna na fase de grupos. Já na semifinal, passou pelo Atlético-MG.
Gerente Geral da Base explica captação do Flamengo
Durante a entrevista, Luiz Carlos de Azevedo comentou sobre o modelo de captação do Flamengo para as categorias de base. O dirigente, assim, revelou que o clube contém 14 scouts, sendo sete no Rio de Janeiro e outros sete espalhados no Brasil. Neste caso, bem como, há um no Nordeste, um no Centro-Oeste, um no Sul, dois em São Paulo, um em Minas Gerais e um em Espírito Santo.
Dentre as regiões do Brasil, apenas o Norte não há um scout fixo do Flamengo. No entanto, o Mais Querido não deixa de acompanhar as promessas locais. Neste sentido, sempre manda um observador para avaliação pontual, segundo o Gerente Geral da Base.
“Eu preciso captar os melhores jogadores para que eu possa desenvolver os melhores jogadores, ter conquistas e fazer o processo de transição para chegar ao futebol profissional. Começa desde o futsal com nossos observadores e clubes parceiros. O critério é técnico para jogar no Flamengo. O jogador tem que ter qualidade técnica”, afirma Luiz Carlos.
Integração da base e do profissional
O Gerente Geral, além disso, falou da importância da integração entre a base e o profissional do Flamengo. O dirigente, como exemplo, usou o dia em que Sampaoli, David Luiz e Filipe Luís foram nas categorias aplicar treinamento e passar ensinamentos aos jovens jogadores.
“A gente pode ter a melhor base do mundo, mas se não tiver um alinhamento perde atleta no meio do caminho. Tem que então reforçar e agradecer sempre pelo processo e carinho que o futebol profissional do Flamengo dá para base. Isso é fundamental”, completou Luiz.
“Foi uma tarde fantástica. O Sampaoli e toda a comissão desceu e fez questão de estar lá. David Luiz e Filipe Luis com toda suas experiências e carinho. Tivemos uma palestra antes sobre formar de jogar, depois vamos para o campo do profissional ter as atividades junto com os nossos treinadores envolvidos. Esse processo de integração é fundamental”.
Luiz Carlos detalha ampliação no continente africano e chegada do nigeriano Shola
O Gerente Geral da Base comentou sobre a ampliação da captação no continente africano, sendo assim citou países já mapeados pelo clube. Em ida de um scout na Nigéria, o Flamengo encontrou o atacante nigeriano Ogundana Shola.
“Temos um scout que já viajou três vezes ao continente africano, visitou três países diferentes: Nigéria, Senegal e Egito. Em uma dessas viagens, viu o Shola jogando, analisamos aqui (no Ninho do Urubu) jogos completos e entendemos que era uma oportunidade boa de trazer. Para gente é uma novidade, um mercado que precisamos conhecer melhor”, disse o dirigente.
Shola, afinal, foi inscrito no BID na última semana, porém ainda treina com o Sub-20 B. Esse grupo, aliás, viajará para um torneio internacional em Praga, na República Tcheca, e Zagreb, na Croácia. Enquanto o nigeriano ainda se adapta, o Rubro-Negro elabora o melhor momento para a estreia na equipe principal da categoria.
“Nós estamos em uma fase bem aguda com finais de Carioca, quartas de final do Brasileiro… Temos que entender uma melhor oportunidade e momento para ele poder estar jogando (com o Sub-20 principal). Mas já fez amistosos, gols. De uma certa forma estar em evolução na adaptação”, contou, por fim, Luiz.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã