A era de ouro que vive o Flamengo fica mais evidente a cada temporada. O Mais Querido segue empilhando taças, lembrando o período da década de 80. As comparações acabam se tornando frequentes e difíceis de fugir. Dado que denota isso é justamente o de títulos por jogador do clube. O elenco atual tem cinco jogadores na terceira posição como maiores campeões, e na segunda posição, há ainda dois da geração atual, mas que deixaram o time. Zico e Júnior são os ‘reis’ nesse quesito, somando 13 canecos.
O Mengão acabou de conquistar duas taças no fim de 2022, se tornando tricampeão da América e tetra da Copa do Brasil. Gabigol é um dos principais jogadores, ao lado de Arrascaeta, na conquista desses títulos recentes. A dupla, assim como Bruno Henrique, Rodrigo Caio e Everton Ribeiro, têm 11 títulos e pode igualar ou até mesmo ultrapassar Zico e Maestro Júnior na atual temporada. Para isso, basta manter o ritmo e será questão de tempo para o quinteto fazer história. Veja o ranking:
- Zico e Júnior: 13 títulos
- Arão, Cantarele, César (goleiro) e Diego Ribas: 12 títulos
- Arrascaeta, Bruno Henrique, Diego Alves, Everton Ribeiro, Gabigol, Leandro e Rodrigo Caio: 11 títulos
- Adílio, Andrade e Renê: 10 títulos
- Raul Plassman: 9 títulos
- Tita e Gerson: 8 títulos
Gabigol, Arrascaeta e cia podem igualar marca de Zico e Júnior pelo Flamengo ainda no início do ano
Chances não faltarão. Isso porque o Flamengo disputa as sete competições possíveis em 2023. A marca, aliás, pode ser batida ainda no início da temporada. O Rubro-Negro disputa a Supercopa no fim de janeiro, além do Mundial de Clubes e a Recopa em fevereiro, e ainda o Cariocão.
Leia Mais: IFFHS coloca Dorival ao lado de Unay Emery e acima de Abel Ferreira
Ou seja, caso o clube conquiste ao menos dois dos quatro títulos, os cinco atletas empatam com Zico e Júnior. No decorrer do ano, os jogadores ainda disputam Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores, podendo ultrapassar a dupla dos anos 80, caso ainda não tenha conseguido.
Títulos de Zico e Júnior x time contemporâneo
É preciso frisar, entretanto, que o time atual tem mais chances de levantar taças, já que a Supercopa do Brasil, por exemplo, não existia. O mesmo vale para a Recopa, que começou a ser disputada em 1989. Zico e Júnior conquistaram quatro brasileiros, uma Libertadores e um Mundial de Clubes. A diferença entre os dois é que Zico ganhou sete Estaduais, e Júnior, seis. A Copa do Brasil de 1990 é o que faz Júnior ter 13 títulos como o Galinho.
Na atual equipe, Gabigol, Arrascaeta, Rodrigo Caio, Bruno Henrique e Everton Ribeiro compartilham os mesmos 11 títulos: três Estaduais, duas Libertadores, dois Brasileiros, duas Supercopas, uma Recopa e uma Copa do Brasil.
Diego Ribas se aposentou e não faz mais parte do time, assim como o volante Arão, que se transferiu para o Fenerbahçe. A dupla tem um título a mais por conta do maior período que passaram no clube. Juntos, venceram o Cariocão de 2017, quando o quinteto ainda não havia chegado ao Rio de Janeiro. Por isso, soma um título a mais.
Willian Arão deixou o clube antes de Diego e foi jogar com Jorge Jesus na Turquia. Mas ainda assim, colocou os títulos de 2022 no seu currículo e aumentou a conta de taças junto com o grupo por ter participado dos torneios na primeira metade do ano.