O meio-campista Bernardo afirmou que o Vasco de 2011 foi um time melhor que o histórico Flamengo de 2019. A declaração absurda foi dada em entrevista à ESPN, onde apontou equipes superiores e inferiores ao time vascaíno que ele fez parte e foi campeão da Copa do Brasil. Freguês do Mengão, ele evitou se curvar ao elenco que venceu Libertadores e Brasileirão no mesmo ano com melhor futebol do século.
A própria forma que Bernardo respondeu já deu parte dos argumentos para escolha não fazer sentido algum: “Flamengo teve um ano brilhante em 2019 com a conquista depois de 38 anos da Libertadores. E o elenco que tinha, montado com o Jorge Jesus… mas eu fico com o Vasco de 2011″.
➕ Tite tenta manter retrospecto positivo contra Bahia em 1º encontro com Ceni
O 2011 do Vasco foi o melhor do clubes nos últimos 24 anos, mas longe de ser comparável com o que o Flamengo fez em 2019. Primeiro porque o próprio Rubro-Negro de 2011 foi o suficiente para parar o rival. O ano começou com vitória rubro-negra e pouco depois Ronaldinho Gaúcho e companhia fizeram o cruzmaltino vice do Carioca.
Os dois jogos restantes pelo Brasileirão terminaram empatados. Ou seja, o Flamengo terminou aquele ano invicto e campeão sobre o Vasco. Além disso, rival foi vice do Brasileirão e parou nas semifinais da Sul-Americana. A única conquista foi a Copa do Brasil após 3 a 3 no agregado das finais contra o Coritiba e título por critério de gol fora de casa.
A temporada do Vasco foi de 35 vitórias, 22 empates e 17 derrotas em 74 jogos (57% de aproveitamento). O time marcou 131 gols e sofreu 84. O artilheiro da equipe naquele ano foi justamente Bernardo, com 18 gols. Agora, compare com números do Flamengo:
O Flamengo de 2019 campeão da Libertadores e do Brasileiro
Os números já seriam suficientes para mostrar como a temporada do Flamengo foi muito superior em comparação com a do rival. Times fizeram o exato mesmo número de jogos: 74, e o o aproveitamento rubro-negro foi de 73%. O Mengão venceu 49 jogos, empatou 16 e perdeu somente nove.
Ou seja, foram 14 vitórias a mais que resultaram em menos e muito menos derrotas do que o Vasco “histórico”. Naturalmente os números ofensivos também foram amplamente superiores: o Mengão marcou 150 gols e sofreu apenas 64, médias de dois gols feitos por jogo e 0,8 sofrido.
O título da Libertadores veio em campanha com 5 a 0 no Grêmio nas semifinais e virada nos últimos minutos sobre o River Plate. No Brasileiro foram 90 pontos e recorde nos pontos corridos com 20 times. Isso tudo além de mais um começo de ano com título de Campeonato Carioca contra o Vasco.
Artilheiros e líderes de assistências
Todos os índices apontam para a superioridade rubro-negra. Se Bernardo foi o artilheiro do Vasco de 2011 com 18 gols, Gabigol marcou mais que o dobro de gols do meia e finalizou 2019 com 43 tentos. Na lista de artilheiros, aliás, Arrascaeta foi terceiro rubro-negro e empatou com o vascaíno. Veja:
Flamengo 2019:
Gols:
- Gabigol- 43
- Bruno Henrique- 35
- Arrascaeta- 18
Assistências:
- Arrascaeta- 18
- Everton Ribeiro- 14
- Bruno Henrique- 14
Vasco 2011:
- Bernardo- 18 gols
- Diego Souza- 17 gols
- Elton- 15 gols
Assistências:
- Éder Luís- 8
- Diego Souza- 5
- Bernardo- 3
Flamengo encantou jornalistas e jogadores
O relatos de encanto com o futebol apresentado pelo Flamengo em 2019 são muitos e atingem diferentes profissionais. Entre os jornalistas, por exemplo, o narrador João Guilherme classificou o time como o melhor do século até então.
“Para mim, até o momento, foi o time brasileiro que melhor jogou futebol. Diego Alves, Rafinha, Rodrigo Caio, Pablo Marí e Filipe Luís; William Arão, Gerson, Arrascaeta e Everton Ribeiro; Gabigol e Bruno Henrique; técnico Jorge Jesus: este time apresentou o melhor futebol do Brasil neste Século. E neste século já tem 22 anos”, disse João Guilherme em 2022.
O mesmo aconteceu até mesmo com jornal argentino Olé, que definiu de forma direta: “O melhor do século, não existe comparação”.
Entre os jogadores líderes daquele time, Rafinha já afirmou que aquele elenco do Flamengo e a temporada pode ser comparada com anos históricos de times europeus: “O Flamengo é um clube gigante, tem grandes jogadores, mas igual aqueles de 2019 eu costumo falar que é igual o Bayern de 2013. Não adianta, aquilo é coisa única, meu filho. “
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã