O dia da possível “Retomada das Américas” finalmente está mais próximo para o Flamengo
Nesta sexta-feira (30), às 20h, o basquete do Flamengo encara o time do Quimsa, da Argentina, pelo título inédito da Champions League Américas. Esta é a primeira edição do torneio, substituindo a antiga Liga das Américas, que o Mais Querido conquistou pela primeira vez em 2014.
Se o título vier para a Gávea, o clube garante um lugar na Copa Intercontinental, que também foi levantada pela equipe rubro-negra naquele ano. O torneio deve ser realizado em fevereiro de 2021.
O jogo único da decisão Champions será na Antel Arena, em Montevidéu, no Uruguai. Na mesma quadra da partida, o Flamengo realizou nesta quinta-feira (29) o último treino antes do confronto.
Leia também: Gustavo de Conti analisa final e diz que “não há favoritos nesse momento”
Campanhas
Flamengo
O Flamengo é o único invicto na competição, somando oito vitórias no total. Na primeira fase, disputada ainda no ano passado, o Rubro-Negro passou com facilidade sobre o Instituto de Córdoba e o Club Deportivo Valdivia. Só para ilustrar, ambos os times foram derrotados tanto dentro quanto fora de casa.
Depois, nas quartas de final, o Flamengo passou pelo Fuerza Regia, com os resultados de 90 x 67 e 106 x 76. Então, na semifinal, reencontrou o Instituto, para mais duas vitórias em seguida (63 x 54 e 66 x 64) e chegar na decisão.
Quimsa
Já o rival é um dos grandes da Argentina e bem como o Rubro-Negro tem um treinador com as ideias de jogo firmes nas cabeças dos atletas. O conjunto é forte não apenas fisicamente, mas também na tática e técnica.
Na fase de grupos, o Quimsa começou com três vitórias e apenas uma derrota. Ganhou então as duas contra o Franca (98 x 92 na Argentina e 82 x 74 no Brasil), e derrotou o Aguada em casa por 87 x 61. Assim, a única derrota foi por 103 x 100 no tempo extra, no Uruguai.
Nas quartas de final, surpreendeu o Mogi das Cruzes e venceu não apenas em São Paulo (90 x 84) como também em Santiago (96 x 83). Já nas semifinais conseguiu o triunfo em Buenos Aires contra o San Lorenzo por 91 x 84, mas acabou perdendo o jogo seguinte por 100 x 87. Portanto, depois da paralisação da pandemia, o terceiro jogo aconteceu na terça-feira (27), com a vitória na prorrogação por 110 x 97.
Relacionados do Flamengo
Franco Balbi, Yago Mateus, Luciano Chuzito Gonzalez, Pedro Nunes, Marquinhos, Jhonatan Luz, Olivinha, Léo Demétrio, Rafael Rachel, Rafael Mineiro, Rafael Hettsheimeir e Douglas Kurtz.
Escalações prováveis
Flamengo: Franco Balbi, Chuzito Gonzalez, Marquinhos, Olivinha e Rafael Hettsheimeir. Técnico: Gustavo De Conti
Quimsa: Franco Baralle, Brandon Robinson, Mauro Cosolito, Fabian Barrios e Anthony Kent. Técnico: Sebastian Gonzalez
Ficha de jogo
Champions League Américas – Flamengo x Quimsa (Final)
Local: Antel Arena – Montevidéu (Uruguai)
Data: 30 de outubro de 2020
Horário: 20H (Brasília)
Transmissão: DAZN
*Crédito da imagem destacada: Divulgação – FIBA
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã