No próximo sábado (28), às 16h30 (horário de Brasília), o Flamengo enfrenta o Palmeiras pela Supercopa do Brasil de 2023. Mas para quem não se recorda, será apenas a quarta decisão entre ambas as equipes na história. A boa notícia para os rubro-negros é: o Mengão leva vantagem.
Primeiramente, na temporada de 1999, Flamengo e Palmeiras decidiram em dois jogos a Copa Mercosul. Hoje em dia, essa competição não existe mais, já que foi substituída pela Sul-Americana. No jogo de ida, no Maracanã, o Fla venceu por 4 a 3 em um jogo eletrizante. Por outro lado, a partida de volta no Parque Antártica não ficou por baixo e terminou em 3 a 3. Com gol de Lê, a taça foi para a Gávea.
Leia também: Flamengo define se relaciona ou não João Gomes contra o Bangu
Depois disso, demorou 21 anos para os rivais voltarem a duelar diretamente por uma taça. Na Supercopa do Brasil de 2021, deu Mengão novamente, agora em jogo único em Brasília. No tempo regulamentar, Raphael Veiga abriu o placar para o time de SP após lindo drible em cima de Willian Arão.
Todavia, não demorou muito para Filipe Luís fazer uma linda jogada, finalizar na trave e Gabigol deixar tudo igual. Antes do intervalo, Arrascaeta virou o jogo. Entretanto no segundo tempo, Veiga marcou mais um levou a disputa para os pênaltis. Nas penalidades, deu Flamengo: 6 a 5.
Único vice foi doloroso para torcida do Flamengo
Por fim, no mesmo ano, Flamengo e Palmeiras disputaram a final da Copa Conmebol Libertadores no Uruguai e pela primeira vez, o Fla foi vice para o adversário. No tempo normal, 1 a 1 (Veiga e Gabigol). Mas na prorrogação, Andreas Pereira tropeçou na bola e cedeu a pelota para Deyverson colocar o Palmeiras na frente e acabar com a partida.
- Copa Mercosul 1999 – Flamengo
- Supercopa do Brasil 2021 – Flamengo
- Copa Conmebol Libertadores 2021 – Palmeiras