Flamengo e Junior Barranquilla duelam nesta quinta (23), às 21h45 de Brasília, no Maracanã, pela semifinal da Copa Sul-Americana. Tendo um ano muito abaixo das expectativas, o Flamengo deposita todas as suas fichas na Copa Sul-Americana, única esperança restante de título no ano e que também concederá a vaga direta na fase de grupos da Libertadores. Com uma vitória nos últimos dois jogos do Brasileirão a vaga na Pré-Libertadores já estará garantida.
Após um final de semana vitorioso e polêmico, com o Rubro-Negro voltando a vencer o campeão brasileiro, Corinthians, o técnico Reinaldo Rueda iniciou a semana em busca alternativas para sua equipe, pois a equipe segue com desfalques por lesões. Na posição de centroavante a disputa é entre Felipe Vizeu e Lucas Paquetá, pois Paolo Guerrero está suspenso provisoriamente, por 30 dias, pela FIFA, após um exame antidoping ter acusado uma substância estimulante em seu corpo. Outro protagonista fora da equipe, é Éverton. O ponta esquerda segue em tratamento para se recuperar da lesão e encontra-se em momento de transição para o campo. Mancuello e Vinicius Júnior disputam a vaga do camisa 22, com Paquetá correndo por fora.
Juan volta a equipe depois de ser poupado por desgaste físico. A dupla de zaga provavelmente será formada por Juan e Rhodolfo. O capitão Réver estará a disposição do treinador, apensar de estar sem ritmo vindo de uma grave lesão. Nesta semana, dois Garotos do Ninho foram inscritos na competição, o centroavante Lincoln e o lateral direito Klebinho entraram nas vagas de Ederson e Berrío, mas não foram relacionados para a primeira partida da semifinal. A lista de lesionados da Gávea é completada por Thiago.
A escalação base do Flamengo à partida é: Diego Alves; Pará, Juan, Rhodolfo e Trauco; Cuellar, Arão e Diego; Everton Ribeiro, Felipe Vizeu (Paquetá) e Mancuello (Vinicius Junior).
Do outro lado, o Junior Barranquilla vive ótimo momento na temporada, após conquistar a Copa da Colômbia nesse mês e garantir a vaga na Libertadores do próximo ano. A equipe colombiana terminou a classificação do Campeonato Nacional em primeiro, garantindo vaga para as quartas de final do torneio diante do América de Cali. Somando todas as competições disputadas em 2017, o Junior tem 62 partidas, 31 vitórias, 15 empates e 16 derrotas, além de 85 gols marcados e 51 sofridos.
O Junior iniciou a campanha da Copa Sul-Americana na segunda fase, passando pelo Deportivo Cali, Cerro Porteño e o Sport, até chegar às semifinais. Enfrentando clubes brasileiro, a equipe colombiana não tem boas recordações, sendo eliminado em duas de três ocasiões pela Sul-Americana, diante do Internacional em 2004, e da Chapecoense no último ano.
Os destaques da equipe são os atletas, Yimmi Chará e Téo Gutiérrez. Chará é o artilheiro do time, sendo a contratação mais cara da liga nacional. Já o desfalque é no setor defensivo, o zagueiro Jonathan Ávila, titular da equipe, fraturou o metatarso do pé esquerdo e não atua mais na temporada. Outros dois defensores também estão fora da partida, Jefferson Gómez e Deivy Balanta fecham a lista de desfalques.
O Flamengo já jogou diante do clube colombiano em duas ocasiões. O primeiro encontro entre as equipes foi em 29 de março de 1984, quando o Mais Querido foi ao Estádio Romelio Martínez, na Colômbia, para encarar o Junior na primeira fase da Copa Libertadores da América. Com gols de Edmar e Tita, o Flamengo saiu com a vitória por 2 a 1. No Maracanã, no dia 10 de maio de 1984, o Rubro-Negro novamente se destacou e, com três gols de Edmar, venceu por 3 a 1 na primeira fase da Copa Libertadores.