A Recopa Sul-Americana da próxima temporada já está definida. Campeão da Libertadores de 2022, o Flamengo enfrentará o Independiente Del Valle, atual campeão da Sul-Americana. O vencedor irá se consagrar após duas partidas, ida e volta. Ou seja, uma no Equador e a última, no Brasil. Dessa forma, a Conmebol já começou a pensar em datas.
Mesmo que ainda não seja oficial, a tendência é de que o jogo de ida seja disputado no dia 8 de fevereiro, em uma quarta-feira. Como o estádio Banco de Guayaquil, onde o Del Valle manda seus jogos, suporta cerca de 12 mil pessoas, é possível que a partida seja transferida para outra arena no Equador, como o Olímpico Atahualpa. Por outro lado, a volta deve ser dia 15 do mesmo mês, também em uma quarta-feira, no Maracanã.
Leia também: Clube que desafiou Flamengo planeja contratação de Messi
Na última temporada, o campeão da Recopa foi o Palmeiras. Pelo título, o clube paulista embolsou cerca de 1,6 milhão de dólares. Já o vice, que foi o Athletico-PR, recebeu 800 mil dólares. Sendo assim, a expectativa é que para 2023, os valores continuam nesta faixa.
Flamengo x Del Valle já se enfrentaram em final de Recopa
No ano de 2020, Fla e Independiente Del Valle protagonizaram uma emocionante final de Recopa Sul-Americana. O cenário foi o mesmo, já que em 2019, ambos venceram as principais competições do continente.
Na partida de ida, no estádio Olímpico Atahualpa, em Quito, empate em 2 a 2. Pellerano e Murillo marcaram para os mandantes. Enquanto pelo Fla, os autores dos gols foram Pedro e Bruno Henrique.
Mas, no Maracanã, mesmo que tenha atuado com um a menos durante boa parte da partida, o Flamengo venceu por 3 a 0 com gols de Gabigol e Gerson (duas vezes), e conquistou sua primeira Recopa na história.