Depois da triste derrota na final da Libertadores, o Flamengo já entra em campo nesta terça-feira. Em duelo válido pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, Flamengo x Ceará terá Caio Max Augusto Vieira (RN) como árbitro principal.
O confronto ocorre no Maracanã, às 20h, com forte presença da Nação Rubro-Negra. Caso o Flamengo tropece, o Atlético-MG se sagrará, oficialmente, o campeão da competição.
Ao seu lado, os conterrâneos Jean Márcio dos Santos e Lorival Cândido das Flores ocupam o posto de assistentes. Longe dos gramados, Jean Pierre Gonçalves Lima (RS) será o árbitro de vídeo.
Desempenho do árbitro de Flamengo x Ceará
Desde 2016, Caio Max Augusto Vieira já apitou seis jogos do Flamengo. O retrospecto do Mais Querido é excelente: cinco vitórias e apenas uma derrota.
O último duelo do Flamengo apitado por Caio Max ocorreu esse ano, contra o Coritiba, na Copa do Brasil. Na ocasião, o Flamengo venceu com muita tranquilidade por 2×0.
Na atual temporada, o árbitro comandou 28 jogos, sendo 12 do Campeonato Brasileiro; foram 66 amarelos aplicados nessas doze partidas. Nesse sentido, a média é de 5.5 cartões por jogo.
Os números preocupam, visto que uma partida com muitos cartões costuma ter muitas paralisações. Dessa forma, o Flamengo é prejudicado por querer praticar um futebol mais dinâmico devido sua qualidade técnica superior.
Abalada pela derrota de sábado, a torcida promete cobrar não só nomes do elenco, mas também os dirigentes do clube pela permanência de Renato Gaúcho durante o período pré-decisão e outros profissionais da comissão técnica.
Apesar dos títulos conquistados no início do ano, o rubro-negro não está nada satisfeito com a temporada da equipe, que não ergueu nenhum título de expressão na temporada de 2021.
Com a eleição do presidente do próximo triênio no sábado (4), o clima no Maracanã estará fervendo pelas discussões políticas. Assim, o árbitro e os jogadores devem sentir uma atmosfera negativa – para muitos, necessária pelo bem do Mais Querido.