A Conmebol definiu o árbitro de Flamengo x Barcelona, que ocorre na quarta-feira, às 21h30. No duelo, válido pelo jogo de ida da semifinal da Libertadores da América, será apitado pelo experiente Andrés Cunha, do Uruguai.
Os assistentes de Andrés Cunha serão seus compatriotas Richard Trinidad e Martin Soppi. Na cabine de vídeo, quem comanda é Leodan Gonzales, também uruguaio.
Leia também: Diego Alves defende mais um pênalti pelo Flamengo; confira aproveitamento espetacular
Mas quem é Andrés Cunha? Aos 45 anos, o árbitro de Flamengo x Barcelona terá a difícil missão de suportar a pressão de cerca de 32 mil rubro-negros nas arquibancadas. Confira aqui, no Mundo Rubro-Negro, o desempenho recente do árbitro e seus números na carreira.
Currículo invejável do árbitro de Flamengo x Barcelona
O torcedor não pode reclamar da escolha da Conmebol quando se trata de experiência. O ápice da carreira de Andrés Cunha ocorreu em 2018, quando ele apitou a final da Libertadores entre River Plate e Boca Juniors, no Santiago Bernabéu.
Além de todas as confusões extracampo que levaram a partida para Madrid, na Espanha, o árbitro manteve a calma e conduziu o jogo sem erros crassos.
Nas mesmas temporada e competição, o árbitro apitou dois jogos do Flamengo: o empate apático contra o River Plate, na fase de grupos, e a vitória amarga sobre o Cruzeiro, nas oitavas. Mesmo jogando muito bem e vencendo a partida, o Flamengo foi eliminado pelo placar agregado.
Contudo, um fato que cerca o árbitro durante os últimos grande jogos é a alta média de cartões aplicados. No jogo do Flamengo contra o Cruzeiro, Andrés distribuiu sete amarelos.
Além disso, o árbitro também teve importante desafio na atual temporada, quando apitou o jogo de volta da final da Recopa Sul-Americana entre Palmeiras e Defensa Y Justicia. Andrés Cunha deu nove amarelos, sendo que um deles resultou em vermelho.
A Nação pode fazer a diferença
Em um dos primeiros jogos do Flamengo com público – o primeiro com boa parte da capacidade liberada no Maracanã -, a Nação Rubro-Negra deve ser o 12º jogador rumo à vitória sobre o Barcelona de Guayaquil.
A decisão também pode marcar a estreia de David Luiz com o Manto Sagrado. O novo camisa 23 do Mais Querido deve entrar em campo ao lado do zagueiro Rodrigo Caio, finalizando a linha defensiva com Isla e Renê. O ídolo Filipe Luís segue em recuperação por conta de lesão.