Com boas chances de título, o Flamengo enfrenta o Atlético-MG nesta quarta (29), pela 36ª rodada do Brasileirão. A partida será no Maracanã, com altas chances de casa cheia e festa da torcida rubro-negra e a bola rola às 19h30 (horário de Brasília). O jogo é confronto direto entre as equipes, tanto pela vaga direta na Libertadores como por uma possível taça do Campeonato Brasileiro.
Confronto histórico e uma das maiores rivalidades interestaduais do país, Flamengo e Atlético-MG se enfrentaram 86 vezes em jogos oficiais, com 34 vitórias do Mengão, 20 empates e 32 derrotas. O Fla marcou 108 gols (1,26/jogo) e sofreu 120 (1,4/jogo)
Leia mais: Salvio critica escala de Ramon Abatti em Flamengo x Atlético-MG
Envolvendo partidas não oficiais entre Flamengo e Atlético-MG, o retrospecto segue favorável ao Mais Querido. De 124 jogos, o Mengão venceu 50, empatou 33 e perdeu 41. Além disso, marcou 179 gols (1,44/jogo) e sofreu 172 (1,38/jogo). No primeiro confronto da história, em junho de 1929, na capital mineira, vitória rubro-negra por 2 a 1.
Histórico recente de Flamengo x Atlético-MG
Nos últimos anos, as equipes protagonizaram embates decisivos assim como na Era de Ouro do Mengão, com Zico e companhia. Os clubes decidiram Brasileirão, Supercopa do Brasil e mata-mata de Copa do Brasil recentemente. Agora, jogam mais uma partida que pode definir os rumos numa competição, no caso, o Campeonato Brasileiro.
Desde 2019, as equipes se enfrentaram 12 vezes, no Brasileirão, Supercopa do Brasil e Copa do Brasil. Foram 5 vitórias do Flamengo, 1 empate (vice na Supercopa nos pênaltis) e 6 derrotas. A maior vitória do Fla foi 3 a 1 em 2019, enquanto a maior do Atlético-MG foi 4 a 0, em 2020. No último jogo, o Mengão foi até Belo Horizonte, em julho deste ano, e venceu por 2 a 1, de virada.
Artilheiros do confronto
Contando as partidas oficiais, Flamengo x Atlético-MG tem grandes nomes encabeçando a lista de artilheiros. Em primeiro lugar está Reinaldo, um dos maiores nomes do clube mineiro, com 7 gols. Em seguida vem Nunes, craque do Mengão, com 5. Estão empatados na terceira posição Lola, Éder Aleixo e Guilherme, do Atlético, e Zico, com 4 gols cada.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã