O Flamengo enfrenta o Atlético-GO em jogo neste domingo (28), às 16h, no Maracanã, pela 20ª do Brasileirão. O árbitro principal escolhido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) como responsável pelo confronto é Gustavo Ervino Bauermann, da Federação Catarinense, que vai estrear como árbitro principal em jogos do Mengão e fará seu oitavo jogo da carreira na Série A.
Aos 28 anos, Gustavo estreou como árbitro principal na elite do Brasileirão justamente nesta temporada e já realizou sete jogos. Alguns entre times grandes ou que disputam no topo, como por exemplo: Bahia x Red Bull Bragantino (6ª rodada), Internacional x Vasco (15ª rodada) e São Paulo x Grêmio (17ª rodada). Ele esteve como quarto árbitro em quatro jogos, totalizando 11 presenças nesta edição.
➕ Flamengo x Atlético-GO: 5 setores do Maracanã seguem com ingressos disponíveis
Apesar da pouca experiência, o número de escalações para partidas importantes indica que Gustavo Bauermann está com prestígio na CBF. O que pode ser explicado pelas poucas críticas em campeonato marcado por nível baixo da arbitragem até aqui.
O único jogo que gerou reclamação mais forte de um dos envolvidos foi na vitória do Corinthians sobre o Vitória, na 14ª rodada. Dirigentes do time baiano afirmaram que enviaram ofício à CBF para reclamar da não expulsão de Yuri Alberto em lance com o lateral Willean Lepo.
O atacante não interrompeu o movimento após chutar a bola e acertou a perna do adversário próximo ao joelho. O VAR recomendou revisão, mas o árbitro principal entendeu que o fato de não atingir com a sola configura entrada temerária para cartão amarelo. Decisão que, apesar do dano na perna de Willean, foi considerada correta.
Gustavo marcou 172 faltas nos sete jogos de Série A que apitou nesta temporada, média de cerca de 24 por jogo. O jogo que assinalou menos infrações, aliás, foram 21 faltas. Além disso, aplicou 38 cartões amarelos : 5,4 por jogo.
Agora, o árbitro vai ser o responsável por um jogo do Flamengo pela primeira vez em sua carreira. Jogo esse que é muito importante para o Mengão seguir brigando pela liderança do Brasileirão. O time tem 37 pontos e um jogo a menos que o líder Botafogo, que tem 40, e pode ultrapassar o rival caso vença por dois gols de diferença a partida adiada. Uma vitória contra o Atlético, portanto, no mínimo mantém esse cenário.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã