O Orgulho da Nação volta à quadra na sexta (15), às 19h45, diante do Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte. O Rubro Negro vai em busca da sua quarta vitoria consecutiva.
O FlaBasquete conquistou três placares positivos seguidos. Após começar o NBB com derrota enfrentando o Paulistano, o Mais Querido se encontrou diante de Campo Mourão, e embalou com as vitórias sobre Caxias do Sul e Joinville. Na última, diante da equipe catarinense, o Rubro-Negro venceu por 86 a 75. Marquinhos, com 17 pontos, foi o destaque do time da Gávea na partida.
O Minas tem o melhor início de temporada da sua história no NBB. Com Gegê e do norte-americano Roquemore liderando a equipe, o time da capital mineira venceu cinco das seis partidas disputadas no torneio, chegando na terceira colocação. Na última partida, bateu o Joinville pelo placar de 69 a 52. Vivendo grande momento na temporada, algum dos dois times terá sua sequência de três vitórias consecutivas quebradas.
Flamengo e Minas estão presentes no NBB desde a primeira edição, os clubes já se confrontaram 18 vezes, nunca se enfrentaram em playoffs. O Rubro-Negro domina o confronto com ampla vantagem, são 15 vitórias para o Mengão, contra apenas três da equipe mineira. Nas últimas cinco partidas, o time carioca venceu todas. Apesar do histórico vencedor, o Orgulho da Nação irá enfrentar uma equipe que esta invicta jogando em casa na atual temporada.
Dentro do confronto, alguns atletas da equipe mineira já atuaram pelo Rubro-Negro. O armador Gegê, chegou a ser tetracampeão da competição pelo Flamengo. O pivô Teichmann também atuou algumas temporadas na equipe carioca, o mais recente, Lelê jogou pelo Mengão nas duas últimas temporadas, disputando a Liga de Desenvolvimento de Basquete 2016 e a última edição do NBB.
O jogo também marca o reencontro entre Marcelinho Machado e Gegê, dois pentacampeões. A relação entre os atletas é antiga, o ex-armador do Flamengo, inclusive tem Machado como um dos seus ídolos no esporte. Ambos jogaram juntos no Flamengo por quatro temporadas e neste período conquistaram tudo que puderem, com quatro títulos do NBB, uma Liga das Américas, além do Mundial de Clubes em 2014. O armador foi campeão no último ano pelo Bauru.
O confronto será transmitivo ao vivo pelo SporTV 2.