Na noite da última terça-feira (29), o Flamengo venceu o Cerrado Basquete, no Maracanãzinho, pelo Novo Basquete Brasil (NBB). Com atuação sólida, o Mais Querido conseguiu superar o time da Capital Federal por 91 a 80. Assim, essa foi a sua nona vitória no torneio, e o Rubro-Negro segue na cola do líder Franca.
O torcedor que olhou para a tabela de classificação do NBB antes da partida, achou que o Flamengo iria ter uma vitória tranquila, em um jogo sem grandes dificuldades. Em 16º lugar, vice-lanterna da competição, o Cerrado tem oito vitórias e apenas uma derrota até aqui, enquanto o Flamengo está com 9 vitórias e apenas uma derrota. Mas o basquete é imprevisível, e dentro de quadra tudo pode acontecer.
Leia mais: Cristiano Ronaldo aceita proposta de clube que deu calote no Flamengo
Depois de quase vencer o forte time do Minas e complicar a vida do Brasília, na última semana, o Cerrado tentou surpreender o Flamengo. Forçando nas bolas de três, o time do técnico americano Quentin Hillsman, fez um jogo de igual para igual durante os 40 minutos.
No entanto, mesmo não estando no seu melhor dia coletivamente, o Flamengo contou com a força dos seus homens de garrafão e conseguiu uma vitória importante. Rafael Mineiro foi o cestinha da partida, com 21 pontos, seguido de Gabriel Jaú, com 16, Gui Deodato (15) e Rafael Hettsheimer (12).
Gustavinho analisou a vitória do Flamengo
Após a partida, Gustavinho analisou a partida do Flamengo, assumiu que o time não vinha desempenhando em um bom nível em outras partidas, e falou sobre a insistência em criar uma filosofia de jogo.
“Acho que faz parte do processo o que passamos hoje aqui, passamos por momentos bons e ruins. Mas acima de tudo, acho que ofensivamente, dá a impressão que a gente travou em alguns momentos, mas a gente deu 76 arremessos, nosso maior arremessador chutou 1/9 para três, nosso aproveitamento de 3 pontos que é quase 40% ficou em 23%, então a gente conseguiu ter arremessos, mas a gente não conseguiu converter.
Faz parte do processo de retomada do time. A gente estava jogando em um nível muito baixo, o Flamengo não pode jogar naquele nível. Hoje foi melhor, o aproveitamento não foi bom e a defesa não foi boa. Mas se você for ver todos os jogos do Cerrado, é sempre assim. É um time muito difícil de jogar, é um time que você dorme dois minutos, eles matam três bolas de três seguidas e retomam o jogo.
Então a gente tem que considerar tudo isso. É a insistência também, entendam, não é menosprezo, mas a vitória poderia ser mais fácil se eu optasse por alguma outra formação um pouco mais baixa, sem o Hett, sem o Vitão, mas não, se tem o Hett e o Vitão, tem que jogar, e a gente tem que se virar na defesa para eles ajudarem, pra gente ajudar eles. Então a gente está insistindo numa filosofia, independente se vai jogar bem ou não”.
Próximo jogo do Flamengo pelo NBB
- Flamengo x Brasília – Quinta-Feira (1/12) às 19:15, no Maracanãzinho.