Começou a trajetória rumo à Glória Eterna. Na última sexta-feira (25), o Flamengo conheceu os adversários na fase de grupo da Liberadores. O Rubro-Negro está no Grupo H e enfrenta a Universidad Católica (CHI), o Talleres (ARG) e o Sporting Cristal (PER). Sendo assim, a diretoria já planeja toda a logística para o Mais Querido atuar nas cidades.
A dupla Marcos Braz e Bruno Spindel avaliaram o sorteio da fase de grupos à FlaTV. Um dos pontos positivos dos dirigentes foi justamente a logística. Afinal, o Rubro-Negro irá jogar em duas capitais federais (Santiago e Lima) e uma cidade grande (Córdoba). Ou seja, não haverá problemas de deslocamento e de hospedagem nas cidades.
Leia mais: Isla travou a negociação entre Flamengo e Athletico-PR por Santos
Contudo, o Flamengo não escapou da alta rodagem pelo continente sul-americano. O elenco rubro-negro irá viajar ao todo 19 mil quilômetros pela primeira fase da Libertadores. Isso somando a ida e a volta para o Rio de Janeiro. Além disso, os jogadores também vão enfrentar algumas viagens longas, algo natural do continente americano. Confira abaixo a trajetória do Mais Querido pela Glória Eterna.
- Rio de Janeiro – Córdoba (ARG): 2.888 km – 3h30 de vôo
- Rio de Janeiro – Santiago (CHI): 2.922 km – 4h10 de vôo
- Rio de Janeiro – Lima (PER): 3773 km – 5h12 de vôo
- Total de ida e volta: 19.166 quilômetros
Flamengo escapou de um grande adversário
“Do ponto de logística, ficou de bom tamanho. Mas não tem escolha de adversário, temos que trabalhar duro”, declarou o diretor Bruno Spindel após o sorteio. O dirigente está certo, até porque o Flamengo fugiu de um dos grandes rivais dos brasileiros na Libertadores: a altitude.
As partidas serão em Santiago, Lima e Córdoba. Todas estão muito próximas ao nível do mar e não há nenhum efeito com a elevação. A mais alta das cidades é a capital chilena a 570 metros acima do mar, mas isso não é problema. A efeito de comparação, São Paulo tem 760 metros de altitude. Ou seja, não há com o que se preocupar. Até porque o corpo humano começa a sentir alguns efeitos da elevação a partir de 2.200 metros.
A maratona rubro-negra
Com 19 mil quilômetros, 18 jogos e decisões, o Flamengo se prepara para a maratona de abril e maio. Naa próxima quinta-feira (31), o Rubro-Negro tem o primeiro compromisso dessa sequência de partidas. É o primeiro duelo da final do Campeonato Carioca contra Fluminense ou Botafogo. O tricolor está próximo de garantir a vaga, porque derrotou o alvinegro por 1 a 0 no primeiro confronto e tem a vantagem do empate no agregado.
Leia mais: Como Hugo Souza conquistou o posto de titular absoluto com Paulo Sousa
O próximo mês será bem intenso. Isso porque abril reserva oito jogos por quatro competições diferentes: Carioca, Libertadores, Brasileiro e Copa do Brasil. O clube prepara ao menos quatro viagens nesse período, sendo duas internacionais para Santiago e Lima, e duas nacionais para Goiânia e Curitiba. Além disso, o Flamengo aguarda o sorteio da terceira fase da Copa do Brasil na próxima segunda-feira (28). Ou seja, o número de viagens pode aumentar para cinco.
No entanto, maio promete uma rotina ainda mais corrido para o Flamengo. Ao todo, serão nove jogos em 30 dias. Contudo, serão apenas duas viagens. O mês começa com a reedição da final da Libertadores 2021, contra o Palmeiras pelo Campeonato Brasileiro. Em seguida, o time viaja para Córdoba, na Argentina, para enfrentar o Talleres pela primeira rodada do returno da fase de grupos da Libertadores. Esse jogo pode valer classificação para o Rubro-Negro.