O Flamengo enfrenta o Botafogo neste sábado (25), às 18h, no estádio Mané Garrincha, em Brasília. A partida vale pela nona rodada da Taça Guanabara, turno único do Campeonato Carioca 2023. O Rubro-Negro vai mais uma vez escalar jogadores reservas, pois está focado na decisão da Recopa.
Essa será a teceira vez em cinco jogos contra o Botafogo que o Flamengo vai utilizar jogadores reservas desde o início. Antes disso, o Rubro-Negro utilizou reservas no segundo turno do Brasileirão 2022, bem como na Taça Guanabara 2021.
Leia Mais: Flamengo sofre derrota na justiça e pode ter que pagar milhares de reais
Em 2022, o Flamengo de dirigido por Dorival Júnior estava nas semifinais da Copa Libertadores. No clássico contra o rival carioca, o Rubro-Negro venceu por 1 a 0, gol de Arturo Vidal. Em seguida, o Mais Querido goleou o Vélez Sarsfield por 4 a 0, no jogo de ida da semi do torneio continental.
Antes disso, o Flamengo já havia atuado com reservas contra o Botafogo em 2021, sob o comando de Rogério Ceni. Na ocasião, o elenco principal fazia uma espécie de pré-temporada, pois a temporada 2020 se estendeu até fevereiro do ano seguinte por causa da pandemia de Covid-19. Em campo, os reservas do Flamengo dominaram e venceram por 2 a 0, com gols de Rodrigo Muniz e Hugo Moura.
Flamengo foca na Recopa Sul-Americana
A medida de escalar reservas em clássicos do futebol carioca não é comum. De 2019 até 2022, em dez jogos contra o alvinegro, apenas em duas ocasiões o Flamengo utilizou reservas na formação inicial. Poderiam ser 12 jogos, mas o Botafogo estava na Série B em 2021 e fez apenas um jogo contra o Rubro-Negro.
Os titulares do Flamengo até pediram para jogar neste sábado (25), mas a comissão técnica manteve a programação original. A prioridade do Flamengo é a decisão da Recopa Sul-Americana. O Rubro-Negro enfrenta o Independiente de Valle, no Maracanã, nesta terça-feira (28), às 21h30. O Mais Querido precisa vencer por dois gols de diferença para ficar com a taça.