Nesta quarta-feira (24), o Flamengo encara o Ñublense fora de casa, pela quarta rodada da fase de grupos da Libertadores. A situação do grupo não é das mais fáceis, já que o Flamengo é o segundo colocado com quatro pontos, tendo perdido uma, ganhado uma e empatado a outra. O Racing, líder, tem um jogo a mais, mas já soma 10 pontos, estando invicto na competição até então.
Nas outras duas partidas em que disputou além da vitória, o Flamengo tropeçou feio. Em sua partida de estreia, vitória de virada do Aucas, time que se classificou pela primeira vez para a competição neste ano. Em seguida, o time bateu o adversário de hoje no Maracanã por 2-0. Contra o Racing, em Avellaneda, o Flamengo viu a vitória escapar no finalzinho, após jogar a maior parte da partida em superioridade numérica, empatando em 1-1.
Leia mais: Flamengo vai precisar ser 100% para garantir 1º lugar na Libertadores
A partida desta quarta (24) é a última partida fora de casa do Flamengo na fase de grupos. O Mengão enfrenta, na sequência, Racing e Aucas em casa. Na partida contra o Ñublense, o Flamengo tenta evitar a pior campanha fora de casa desde 2017.
Na ocasião, o Fla perdeu as três partidas fora de casa, sendo inclusive eliminado por isso. A equipe não pode repetir o feito nesta edição, já que empatou com o Racing. Mas caso não vença a equipe chilena, esta será a pior campanha fora de casa desde 2017.
Relembre as campanhas do Flamengo na Libertadores desde 2017
Em 2017, o Flamengo estava no grupo D, com San Lorenzo-ARG, Athletico-PR e Universidad Católica-CHI. Jogando em casa, Maracanã lotado e três vitórias: 4-0, 2-1 e 3-1, respectivamente. Porém, jogando longe da Nação, o desempenho foi bastante questionável, perdendo as três partidas e sendo eliminado. Desde então, o Flamengo sempre ganhou uma partida fora de casa.
Em 2018, o Flamengo não teve um grupo fácil. Novamente no grupo D, o Mais Querido enfrentou Santa Fé-COL, Emelec-EQU e River Plate, que foi o campeão daquela edição da Libertadores. O Flamengo passou em segundo no grupo, com 10 pontos. Tanto em casa como fora, o Fla ganhou uma partida e empatou duas. Bateu apenas o Emelec, em casa e fora, com show de Vinícius Jr no Equador. Na ocasião, o Flamengo foi eliminado pelo Cruzeiro, nas oitavas de final.
Nem no ano mágico o torcedor teve tranquilidade. Pela terceira vez seguida no grupo D, o Flamengo enfrentou LDU-EQU, Peñarol-PAR e San José-BOL. Na ocasião, o Mais Querido se classificou no sufoco, tendo 3 vitórias, 2 derrotas e 1 empate. Em casa, derrota apenas para o Peñarol e duas vitórias.
Fora, vitória apertada contra a equipe boliviana, derrota para a LDU e empate com o Peñarol no último jogo. Aliás, Fla, Peñarol e LDU terminaram empatados com 10 pontos, mas a equipe paraguaia não avançou. O Flamengo foi campeão após passar por Emelec, Internacional, Grêmio e River Plate.
Últimas três campanhas do Flamengo
Pelo grupo A, o Flamengo defendia o título em 2020 no grupo com Independiente Del Valle-EQU, Barcelona-EQU e Junior Barranquilla-COL. O rubro-negro se classificou em primeiro com 5 vitórias e apenas 1 derrota, sendo a goleada por 5-0 para o Independiente Del Valle. No Maracanã, devolveu aplicando 4-0. Apesar disso, o Flamengo perdeu nos pênaltis para o Racing-ARG, nas oitavas de final.
Em 2021, o Flamengo fez uma campanha invicta na Libertadores. No grupo G com Vélez-ARG, LDU-EQU e Unión La Calera, o Flamengo terminou líder com 12 pontos, batendo Vélez e LDU fora de casa e empatando com a equipe chilena. No Maracanã, o exato oposto: vitória contra a La Calera e dois empates. O Flamengo passou por Defensa y Justicia-ARG, Olímpia-PAR e Barcelona-EQU, mas foi vice-campeão após derrota para o Palmeiras na grande final.
Confira também: Prognósticos e odds para Ñublense x Flamengo na Libertadores
No ano passado, novamente conquistamos a Glória Eterna. Pelo grupo H, o Flamengo enfrentou Sporting Cristal-PER, Universidad Católica-CHI e Talleres-ARG fazendo a melhor campanha de sua história. 16 pontos, tendo apenas empatado com o Talleres fora, que foi inclusive, o único jogo que o Flamengo não ganhou na competição. O Mais Querido foi campeão invicto, tendo ganhado os dois jogos contra Tolima, Corinthians e Vélez, até a grande final contra o Athletico-PR.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã