De volta ao Maracanã, o Flamengo enfrenta a Universidad Católica nesta terça-feira (17), às 21h30. Pressionado no cargo, Paulo Sousa precisa somar um ponto para alcançar as oitavas de final da Libertadores. Mas, já sem oito jogadores, o português também precisa se atentar aos pendurados do Rubro-Negro.
O Flamengo chega para o duelo com três pendurados: os volantes Willian Arão, João Gomes e Thiago Maia. Fora contra o Ceará por razões pessoais, o camisa 8 volta a ficar disponível e está relacionado para o jogo.
Leia mais: Com oito desfalques, Flamengo divulga lista de relacionados contra a Universidad Católica
Um dos jogadores mais utilizados da temporada, João Gomes deve ficar de fora da partida de logo mais. Aliás, alguns relatos de torcedores presentes no Castelão dão conta que o volante botou a mão na coxa durante o aquecimento no sábado. Sendo assim, Willian Arão deve ser o único titular do trio na noite desta terça, formando dupla com o volante Andreas Pereira.
Vale destacar que todos os cartões são zerados para as oitavas de final da Libertadores. No entanto, se um jogador recebe o terceiro amarelo ou um vermelho no último jogo da fase de grupos, ele precisa cumprir suspensão no primeiro jogo das oitavas.
Pressionado, Flamengo precisa de um empate para classificar
Com cerca de 40 mil ingressos vendidos, o jogo promete protestos contra o treinador Paulo Sousa e dirigentes rubros-negros. Na véspera da partida, as hashtags #VoltaJJ e #MisterNoFlamengo estiveram entre os assuntos mais comentados do Twitter. Além disso, as #ForaPauloSousa, #ForaBraz, #ForaSpindel e #ForaLandim também estiveram em alta nas redes, em paralelo aos xingamentos nos estádios.
Leia mais: Baterias de torcidas são liberadas para jogo entre Flamengo e Universidad Católica; entenda o caso
Apesar da pressão e rendimento abaixo do esperado, o Flamengo deve se classifica na Libertadores. Líder do grupo H, o Mais Querido soma 10 pontos, estando a frente de Talleres com 7 e Universidad Católica com 4. Embora possa ser alcançado na tabela, uma desclassificação é bem improvável.
Para isso, seria preciso a seguinte combinação de resultados: duas derrotas rubro-negras em casa para a Universidad Católica e o já eliminado Sporting Cristal; pelo menos uma vitória do Talleres; por fim, duas vitórias da Católica contra Flamengo e Talleres. Além disso, os chilenos ainda têm que tirar uma diferença de seis gols no saldo do Mais Querido.