O Flamengo estreou com vitória sobre o Vasco no Novo Basquete Brasil (NBB). Em clássico muito truncado do início ao fim no ginásio do Tijuca Tênis Clube, a defesa do Mengão fez a diferença para a vitória por 59 a 50 sobre o rival.
Após duas competições preparatórias, o elenco repaginado do Flamengo enfim fez estreia oficial na temporada. O Rubro-Negro mostrou que seguirá brigando entre as melhores defesas da competição mesmo com mudanças, quesito que liderou na última temporada. Afinal, foi justamente a fase defensiva que garantiu o triunfo no clássico.
➕ Flamengo recusa garantia do Corinthians para comprar Hugo Souza
O Vasco não conseguiu chegar aos dois dígitos de pontuação no segundo quarto de jogo e apenas em um passou dos 15 pontos. O que permitiu ao Flamengo abrir vantagem mesmo sem um grande aproveitamento nos arremessos.
Vale destacar que o clássico foi com torcida única no ginásio do Tijuca Tênis Clubes. Ou seja, apenas torcedores do Vasco estavam presentes para acompanhar a vitória do Mais Querido.
O próximo jogo do Flamengo no NBB será contra São José, na próxima quinta-feira (17), às 19h30, na Farma Conde Arena.
Como foi Vasco x Flamengo
Assim como era de se esperar, o clima de clássico predominou no primeiro quarto e marcou um jogo muito intenso nas disputas, alto número de faltas (6 a 5) e poucos pontos. Apenas Balbi, Siewert e Gallizzi pontuaram para o Rubro-Negro nos primeiros 10 minutos. E, em quarto que ambos os times tiveram menos de 32% de aproveitamento no arremesso, o placar ficou 14 a 11 para o Vasco.
O segundo quarto seguiu com o cenário de poucos pontos e muitas faltas, mas o Flamengo mostrou um adaptação melhor e conseguiu vantagem no placar. Com uma defesa muito forte, o time rubro-negro permitiu apenas oito pontos ao rival em todo o segundo período. Assim, ainda que os 14 pontos sejam poucos, foram suficientes para ir ao intervalo vencendo por 25 a 22.
2º tempo
O terceiro quarto caminhava para a maior disparidade no placar. O Mengão conseguiu manter o Vasco com apenas dois pontos no período por mais de seis minutos e passou a aumentar vantagem conforme melhorou o aproveitamento, principalmente da linha de três pontos.
Contudo, com aumento de intensidade nos minutos e as muitas faltas fazendo o relógio parar constantemente, o período se transformou no de maior número de pontos. O que não mudou foi a superioridade rubro-negra. Mais uma vitória no período e placar de 45 a 34 antes do quarto final.
O quarto e último período voltou a ter um equilíbrio maior, mas, como tinha a vantagem, o Rubro-Negro naturalmente seguiu no comando do placar. O Vasco venceu a parcial por esforço nos minutos finais, quando o Fla já tinha a vitória encaminhada. Longe de ser suficiente para impedir o triunfo rubro-negro por 59 a 50.
Destaques do jogo
- Gallizzi: 16 pontos e 8 rebotes
- Gui Deodato: 10 pontos e 4 rebotes
- Alexey: 5 pontos e 10 assistências
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã