Nesta quarta-feira (25), o Flamengo foi superado pelo Grêmio por 3 a 2 em Porto Alegre. A vitória do time tricolor foi conquistada em apenas 10 minutos do segundo tempo, após Cebolinha ter colocado o Rubro-Negro na frente na primeira etapa. O Flamengo registra um número impressionante de viradas sofridas em 2023.
O revés para o Grêmio foi o sétimo para o time da Gávea neste ano. O último havia sido na dura derrota para o Olimpia por 3 a 1, em agosto. Na ocasião, o Flamengo abriu o placar com Bruno Henrique, mas levou a virada, sendo eliminado nas oitavas da Libertadores.
Leia mais: Abatido, Arrascaeta lamenta ‘apagão’ do Flamengo
Esse cenário vem se repetindo com frequência na equipe rubro-negra. É nítido o desespero do time ao levar o empate, e por não conseguir trabalhar a bola para equilibrar a partida, acaba cedendo a virada na pressão. Esse foi um aspecto levantado por Tite durante sua coletiva pós-jogo.
“Não (foi um acidente). A virada tem uma causa, uma análise a ser feita. Antes, coloquei o aspecto. Quando toma o gol, tem que absorver. Tem de ter a naturalidade e maturidade para seguir com desempenho. O Grêmio foi efetivo nas oportunidades que teve. Isso também conta para o jogo. Nós estávamos a mercê, faltou um pouco de contundência para buscar”.
Sendo assim, o MRN relembra como ocorreram as sete derrotas por viradas do Flamengo em 67 jogos da temporada até aqui. Veja:
Flamengo 3×4 Palmeiras — Supercopa do Brasil
No primeiro jogo importante do ano, o Flamengo desapontou o seu torcedor. A decisão da Supercopa do Brasil foi movimentada, e Gabigol colocou o Flamengo na frente aos 26′. Raphael Veiga descontou e Gabriel Menino fez a virada momentânea. Em seguida, Gabi marcou mais um, e poucos minutos depois, Veiga botou novamente o Palmeiras na vantagem.
O tento de Pedro, gerando o 3 a 3, trouxe esperanças que o final seria feliz para o Flamengo. Porém, Gabriel Menino marcou o gol do título palmeirense aos 74 minutos. Esse foi o segundo vice consecutivo do Rubro-Negro na Supercopa.
Flamengo 1×2 Fluminense — Taça Guanabara
Na última rodada da Taça Guanabara contra o Fluminense, o cenário foi semelhante. O Fla começou bem, com Cebolinha marcando aos 19 minutos do primeiro tempo. Porém, o time não conseguiu mais criar depois de Germán Cano empatar aos 53′.
A virada do tricolor das laranjeiras aconteceu aos 85 minutos, com Gabriel Pirani. Na Taça Guanabara, o Flamengo terminou com uma péssima campanha em terceiro colocado.
Aucas 2×1 Flamengo — Libertadores
O Flamengo começou na Libertadores deste ano com um resultado desastroso. Jogando contra um estreante na competição, o Rubro-Negro começou na frente com um golaço de Matheus França. Só que mais uma vez, o time comandado por Vitor Pereira não soube controlar a vantagem.
Erick Castillo deixou tudo igual em Quito, no Equador, e depois Ordóñez marcou o gol que deu a vitória para o Aucas. O Flamengo não sofria uma derrota em estreia de Libertadores há quase 10 anos.
Internacional 2×1 Flamengo — Brasileirão
O Campeonato Brasileiro é a competição que o Flamengo mais sofreu viradas em 2023. A primeira foi na partida contra o Internacional, ainda na segunda rodada. Gerson marcou o gol rubro-negro e tudo parecia soprar favorável ao time de Jorge Sampaoli.
O Coringa balançou as redes só na segunda etapa, e restava apenas controlar o jogo para garantir os três pontos. Mas o Internacional achou os dois gols com Maurício: o primeiro aos 67′, e o segundo no apagar das luzes do acréscimo.
Athletico-PR 2×1 Flamengo — Brasileirão
E na quarta rodada, mais um revés sofrido. Na Arena da Baixada, Gabigol fez de pênalti para deixar o Flamengo na frente. A vantagem permaneceu por apenas 14 minutos, quando Vitor Roque fez para o Athletico.
A equipe rubro-negra até buscou voltar a frente do placar na Arena, mas foi ineficiente. Erick fez o gol que garantiu a vitória do Athletico por virada no fim do jogo.
Olimpia 3×1 Flamengo — Libertadores
A derrota para o Olimpia foi uma das mais lamentadas pela torcida do Flamengo neste ano. A forma que o time paraguaio venceu o Mais Querido em Assunção também irrita rubro-negros até hoje. Bruno Henrique abriu o placar aos 7 minutos e o Fla ficou com 2 a 0 de vantagem, por já ter vencido no Maracanã.
Mas o Flamengo de Sampaoli sofreu um apagão no restante do jogo. Iván Arturo diminui para o Olimpia aos 12 minutos. Depois, Richard Ortiz igualou aos 69′. A classificação do time da casa foi confirmada aos 80 minutos, por Facundo Bruera.
Todos os três gols do Olimpia foram praticamente iguais, através de bola aérea. A derrota no Defensores del Chaco significou o fim da linha para o Flamengo na Libertadores 2023.
Grêmio 3×2 Flamengo — Brasileirão
Nesta quarta-feira (25), o Flamengo chegou ao seu sétimo jogo sofrendo uma derrota por virada no ano. Dessa vez, Cebolinha quem garantiu o Rubro-Negro com a vantagem, ao marcar um golaço ainda no primeiro tempo. Ao voltar do intervalo, o time se perdeu em campo.
Enquanto o Fla ainda tentava se encontrar, Renato mexia no Grêmio. O treinador colocou Cristaldo, Ferreirinha, Nathan e André Henrique, e todos foram participativos nos três gols gremistas. O Flamengo não perdia para o tricolor gaúcho em Porto Alegre no Brasileirão desde 2018.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã