O Flamengo reativou as conversas do projeto de ter um clube na Europa, e o foco novamente está em Portugal. Visando aliar internacionalização da marca com o aumento das receitas, dirigentes rubro-negros debatem possíveis modelos para iniciar esse processo e se aproximam de forma ainda muito preliminar do Leixões, da segunda divisão portuguesa.
Entre 2021 e 2022, o Mengão avançou em negócio para comprar o Tondela em formato de SAD, equivalente à SAF no Brasil, mas conversas esfriaram. A retomada do projeto avalia outras alternativas além de uma compra imediata, como uma parceria, por exemplo. O que os dois projetos têm em comum é o objetivo de baixo custo e retorno por cessão da marca. A informação sobre o novo interesse do Fla é dos jornalistas Letícia Marques e Thiago Lima, do “ge”.
➕ Zenit tentou envolver Matheus Gonçalves por Claudinho
A parceria ou compra de um clube europeu seria o principal movimento do Flamengo visando a internacionalização da marca. Mas também há um foco financeiro, já que vai gerar fonte de receitas em euro, uma delas na venda de jogadores. O Mais Querido o teria um clube para enviar jovens da base com pouca oportunidade e dar a eles a possibilidade de valorização na Europa.
De acordo com ge, estudo no clube mostra que jogadores atuando na Europa são 20% mais caros que atuando na América do Sul. Não à toa o Rubro-Negro negocia muitos atletas da base para o exterior, alguns que sequer estrearam no profissional, e o principal destino é justamente Portugal.
Hoje, o Fla libera esses atletas para times de menor expressão e geralmente com valor baixo ou apenas mantendo porcentagem de direitos. O clube aposta na evolução e valorização no mercado para ter lucro com futura transferência. Como o zagueiro Otávio, que gerou R$ 19 milhões indo do Famalicão ao Porto.
Um clube na Europa seria caminho direto para enviar mais atletas e conseguir condições ainda melhores nesses contratos.
Conversa com o Leixões
É importante frisar que o Flamengo não decidiu um clube para avançar no projeto de compra, mas já há ao menos um candidato. Trata-se do Leixões, clube da segunda divisão portuguesa que estreita laços com a diretoria rubro-negra com reuniões e negociações.
O clube lusitano contratou o atacante Werton por 1 milhão de euros (R$ 5,9 milhões) e negocia a compra do zagueiro Gabriel Noga. Além disso, abriu conversas e esteve próximo de fechar com o também defensor Diegão, mas o Garoto do Ninho optou pelo Paços Ferreira.
Presidente do clube português, Antonio Jorge Ramos Moreira fez reuniões com dirigentes rubro-negros, incluindo o presidente Rodolfo Landim. Ele esteve no Rio de Janeiro no fim de junho e foi ao Maracanã assistir vitória do Flamengo sobre o Cruzeiro.
Ainda não há nada decidido, nem sobre a compra muito menos sobre qual clube será, mas o objetivo que seja em Portugal é claro. Isso porque, segundo o ge, o Flamengo entende que um país com muitos brasileiros, e naturalmente grande número de rubro-negros, é importante.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã