Na noite desta segunda-feira (28), a Conmebol em sua sede realizou o sorteio da fase de grupos da Libertadores de 2023. Atual campeão, o Flamengo encabeçou o grupo A e terá como adversários o Racing, da Argentina, Aucas, do Equador e o Ñublense, do Chile. Mesmo que os dois últimos não sejam conhecidos do público em geral, o Racing é um velho conhecido do torcedor do Flamengo.
Na temporada de 2020, as equipes se enfrentaram nas oitavas de finais da competição continental. Na ocasião, o Flamengo também era o atual campeão, já que em 2019 conquistou a taça diante do River Plate. Entretanto, o Fla vivia uma crise no momento do mata-mata e acabou sendo eliminado da Libertadores para os argentinos.
Leia também: Sorteio da Libertadores: Flamengo estreia contra o Aucas; veja o grupo
No jogo de ida, Fértoli abriu o placar para o Racing. Todavia, não demorou muito para Bruno Henrique fazer uma grande jogada pelo lado esquerdo e cruzar para Gabigol deixar tudo igual. Com o resultado, o Flamengo levou qualquer vitória simples para garantir vaga nas quartas de finais no Maracanã.
Mas em solo carioca e com portões fechados, já que o mundo ainda vivia um momento de crise ocasionado pela Covid-19, o Flamengo de Rogério Ceni pressionou, criou chances e teve perto de abrir o placar. Mas após a expulsão do zagueiro Rodrigo Caio, o jogo mudou de figura. O Racing fez 1 a 0 com Sigali e teve tudo para garantir no tempo regulamentar a classificação. Mas surgiu Willian Arão.
Nos acréscimos na segunda etapa, Diego Ribas fez um cruzamento na área e o volante cabeceou sem chances para o goleiro rival. Ou seja, o Flamengo empata o jogo e levava a decisão para os pênaltis.
Nos pênaltis, Flamengo perde e é eliminado pelo Racing
Nas penalidades, Filipe Luís, Gerson e Pedro marcaram para o Flamengo. Entretanto, Willian Arão acabou desperdiçando sua cobrança. No lado do Racing, Lopez, Rojas, Sigali, Alcaraz e Dominguez converteram. Sendo assim, Mengão fora.