O Flamengo não tem poupado esforços para montar um elenco poderoso. Assim, a partir de 2019, o clube mudou de patamar em termos de contratações de jogadores. Na atual janela, aliás, o Rubro-Negro já confirmou a chegada de quatro atletas, todos vindos do mercado europeu.
Everton Cebolinha veio do Benfica. Arturo Vidal rescindiu seu contrato com a Inter de Milão. Guillermo Varela suspendeu seu vínculo com o Dínamo de Moscou. Além disso, Erick Pulgar foi comprado junto à Fiorentina. Ainda há, aliás, a possibilidade da chegada de Oscar, que viria por empréstimo do Shanghai Port, da China.
Leia Mais: Vidal se derrete para a torcida do Flamengo e revela quem é seu melhor amigo no elenco
A força do elenco se refletiu em uma análise feita pelo site de estatística americano Five Thirthy Eight, um dos mais conceituados do mundo em avaliação de riscos e potenciais. Os americanos desenvolveram um cálculo para ranquear os times de acordo com seus potenciais de vencer jogos. Para isso estimaram as possibilidades dos times marcarem e sofrerem gols em cada partida.
Ao resultado desse cálculo, o Five Thirthy Eight chamou de índice SPI. E nesse índice, o Flamengo aparece em 54º entre os 641 clubes mais fortes do mundo. Mais que isso, o Rubro-Negro é o clube de fora da Europa mais bem ranqueado.
Flamengo à frente de clubes europeus importantes
O Flamengo fica inclusive na frente de clubes importantes do velho continente, como Wolfsburg (55º), Valência (56º), Wolfhampton (59º) e Fiorentina (60º). No índice SPI, o Rubro-Negro pontuou com 68.4. O líder, Manchester City, pontuou 92.3.
O primeiro clube fora da Europa a parecer no ranking após o Flamengo é o atual bicampeão da Libertadores, Palmeiras, em 66º. Depois do alviverde, aparecem Monterrey (75º), Tigres (82º), River Plate (86º), Atlético-MG (92º), Fluminense (96º). O ranking da Five Thirthy Eight é atualizado toda semana.