Na reta final da temporada, o Flamengo ainda briga por uma vaga direta na Libertadores, mas o clube já começa o planejamento para 2024. Em novembro, a diretoria apresenta ao Conselho Deliberativo o orçamento para o próximo ano, e apesar de prever investimento para reformular o elenco, a ordem interna é de manter a responsabilidade financeira.
De acordo com o jornalista Rodrigo Mattos, do Uol, o Flamengo não vai para o “tudo ou nada” por estar no último ano de mandato de Rodolfo Landim, como se especulou nos últimos dias. Portanto, a estratégia será a mesma das últimas temporadas, e o clube vai precisar equilibrar a verba de contratações com saídas.
Leia mais: Tite põe pés no chão, mas faz projeção para Flamengo já em 2023
Sendo assim, a avaliação interna é que o Flamengo possuí peças importantes e cobiçadas pelo mercado internacional em suas categorias de base, e as vendas seriam importantes para o aumento do caixa destinado a contratações. Wesley, Victor Hugo, Matheus Gonçalves e Petterson são algumas das possíveis saídas. Veja abaixo a situação de cada um.
Wesley
Titular absoluto do Flamengo em 2023, o lateral-direito é uma das possíveis vendas do Flamengo na próxima janela de transferências. Com contrato até o final de 2025, o jogador recebeu diversas sondagens de clubes europeus neste ano. Em janeiro, esteve perto de reforçar o Barcelona, por empréstimo, enquanto na última janela teve seu nome ligado ao Sporting Lisboa e ao Brighton.
Matheus Gonçalves
Uma das principais joias das categorias de base do Flamengo, Matheus Gonçalves é outro que deve receber o assédio do exterior. Sem espaço com Jorge Sampaoli, o meia-atacante foi emprestado ao Red Bull Bragantino, onde tem feito boas partidas.
Com contrato até o fim de 2027 e multa de mais de 100 milhões de euros para o exterior, Matheus Gonçalves deve ser aproveitado por Tite na próxima temporada, mas também pode ser a possível próxima grande venda do Flamengo. Vale lembrar que o jovem de 18 anos já teve seu nome ligado ao Real Madrid, Chelsea e Newcastle nas últimas janelas.
Victor Hugo
Outra grande joia do Flamengo, Victor Hugo também despertou a atenção do futebol europeu, e o clube deve receber grandes propostas pelo jogador em janeiro. 12º jogador no time de Jorge Sampaoli, o craque de 19 anos recebeu proposta oficial do Wolverhampton na última janela. Os ingleses ofereceram 20 milhões de euros (R$ 107 milhões), e 20% de uma transferência futura. O clube recusou a oferta.
Multicampeão na base, o desejo de Victor Hugo é conquistar títulos no profissional na condição de protagonista do time. A meta do meio-campista é se tornar ídolo da torcida rubro-negra. No entanto, pelo seu potencial, Victor Hugo pode seguir o caminho de João Gomes e Matheus França e aceitar uma proposta para disputar a Premier League na próxima temporada.
Petterson
Um dos destaques da equipe campeã do Brasileirão Sub-20, Petterson é mais uma grande promessa do Ninho do Urubu. Com multa rescisória de 100 milhões de euros, cerca de R$ 580 milhões, o ponta-esquerda também atrai os holofotes do futebol internacional.
Assim como Wesley, o jovem de 19 anos também esteve perto de ser emprestado ao Barcelona, mas as negociações não avançaram e o jogador permaneceu no Flamengo. Ainda sem sequência no time profissional, Petterson pode ser a bola da vez para o clube fazer caixa.
Lorran
Principal esperança do Flamengo para o futuro, Lorran é uma das maiores promessas do futebol brasileiro. Jogador mais jovem a marcar pelo profissional do Flamengo, o craque de 17 anos está sendo lapidado e pode se transformar na maior venda da história clube.
Com multa rescisória de 50 milhões de euros, o meia-atacante já despertou o interesse do Real Madrid, mas só poderá deixar o clube à partir de julho de 2024, quando completa 18 anos.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã